28 novembro, 2015

[JÁ ESCUTOU?] - MOMENTO GÊRMANICO

E aí moçada, minha primeira matéria aqui no Portal O SubSolo, (puta site), e a proposta aqui é simples, vai ser apresentar pra vocês algumas bandas bacanas que não se falam muito por aí.  Por onde começar? Primeiro desafio. Como sou muito fã do punk rock alemão, e lá ter uma variedade gigantesca de bandas dos mais diversos estilos, começar pela Alemanha não é uma má ideia. E não descarto a possibilidade de voltar a falar de bandas daqueles lados heim!
A primeira que recomendo então, é a banda de hardcore punk Fahnenflucht! Nome que em português é relativo à deserção. A banda teve início em 1996, e já lançaram mais de 5 discos, e recomendo fortemente o disco Beissreflex, lançado no ano 2000. Ainda que nas canções mais "melódicas" o vocal mantém-se com a rigidez, seguindo o protocolo do bom hardcore.     

A banda não é o típico punk rock ou hardcore "reto", na mesma batida, possui um casamento muito bem feito entre peso e uma dose de variações de melodias mais trabalhadas, envolvendo suas temáticas de crítica política. Fahnenflucht é uma banda que vai agradar tanto o fã de Bad Religion quanto o de Agrotóxico. 



Agora uma banda legítima de Punk, Daily Terror é o nome, e que nome mais punk né. Tem o espírito da coisa. Recomendo o primeiro disco Schmutzige Zeiten, o disco ideal, contrasta bem com o último disco, que é aquele típico disco de punk no qual aprendem a tocar, inventam demais, fogem da proposta do estilo. No vídeo, uma baita música do primeiro álbum, que inclusive é uma reggae apunkalhado, porque reggae é vida né. Schmutzige Zeiten, disco de 1982, esse disco do Daily Terror é história do punk rock alemão, é história do Chaos Tage. E não é daquelas gravações fodidas, ótima gravação, vale a pena. 



Essa vai pros baixistas, ou pros amantes de som de contra-baixo, sei que não vão escutar o som apenas uma vez. A banda chama-se Abfallbeseitigung, complicado de falar né? Em português se traduz para Eliminação de Resíduos, esse é o nome do grupo rs. Agora não é estritamente punk rock, apesar de muitíssima influência, a banda se encaixa mais no pós-punk e flerta com a new wave do início dos anos 80. Material físico da banda é quase impossível achar, mas há downloads da demo de 1984 e do disco de 1986. O grupo mesmo que não sendo muito divulgado, é sempre recordado com muita emoção pelos jovens dessa cena dos anos 80. A banda voltou a gravar material apenas em 1999, pra quem curte pós-punk, vai ficar muito satisfeito em conhecer a banda. Então já sabe, quando o domingo amanhecer nublado, e tiver afim de uma trilha sonora à nível: Abfallbeseitigung. 
Por hoje é só. Tschüss.    

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários: