30 dezembro, 2015

[JÁ ESCUTOU?]- PUNK ROCK SETENTISTA



Trilha sonora sobre natal, sobre virada de ano... Não! Chega disso! 
Vamos sintonizar nas ondas de rádio que viajam dos anos 70 para os anos 2000 com três bandas da primeira onda do punk rock britânico que muita gente não conhece, e deve passar desapercebido até entre os punk rockers.



A primeira banda que deixo aqui pra escutarem é o Eater. A mulecada só tinha 15 anos em 1977 quando decidiram começar a banda. ah, e o baterista só tinha 13 anos. Isso é punk rock. Chamaram até o Johnny Rotten de velho rs. Pro Mark P, fundador do zine Sniffin´Glue esses pivetes eram "totalmente desprovido de idéias musicais ''. Os Eater não tiveram muita sorte com gravadora, que os proporcionassem sucesso como as demais bandas do período, mas ainda assim deixaram um legada com bons hits.



Se você curte Buzzcocks, The Chords, Undertones... pode ir se preparando para colocar o Cigarettes na sua lista de punk 77. Os caras eram daquela galera que variavam do punk do mod, então já pode imaginar as influencias. Os Cigarettes sabem bem alternar entre uma música feroz com melodias a lá Stiff Little Fingers. Uma referencia pro power pop puxado pro punk.


 
 E pra finalizar, a cereja do bolo. Formado em 1976, antes da mídia adotar o punk rock, nascia em Londres a banda The Nips. Banda do hoje reconhecidíssmo Shane  MacGowan, que veio a formar a banda precursora do irish punk The Pogues. Uma curiosidade, é que o baterista do Nips, John Grinton, fez parte da banda Skrewdriver, uma banda de punk rock que tornou-se referencia mundial por propagar a ideologia nazista para juventude europeia. 
Mas voltando aos mamilos, quer dizer, aos Nips, a banda teve uma rotatividade de membros imensa, e veio a encerrar as atividades em 1981, mas não sem antes conseguir colocar o hit Gabrielle pra tocar nas rádios inglesas.   

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário