21 janeiro, 2016

O ROCK ESTÁ MORTO? - #01


Uma discussão bem disseminada, uma vez que grande parte das pessoas costumam dizer que o rock morreu, mas será que o rock morreu ou as pessoas que curtem o rock morreu e vivem em uma zona de conforto, apenas ouvindo Ramones e AC/DC ?.

Com base nesse pensamento apresentamos 12 bandas que fará você acreditar novamente no rock ‘n roll/Heavy Metal que sempre esteve aqui transbordando energia. Novas bandas que vêm ganhando espaço na musica tocando seu rock ‘n roll, embora sejam novas é evidente que bandas como Black Sabbath, AC/DC e Led Zeppellin ainda são grandes influencias, porém as bandas apresentam elementos mais “modernos” criando suas próprias características musicais.

1-) Kadavar

Power trio de Berlim formado em 2010, banda transita pelo rock psicodélico, stoner rock, doom e o hard ‘n heavy. Kadavar se destaca pela sua caracteristica Retro, não apenas nas roupas e no estilo mas também nas músicas, muito perceptível até mesmo no tipo de gravação dos discos. Se escutar em uma primeira vez despercebido com certeza achará que esta ouvindo uma banda consagrada dos anos 70, claramente influenciada por Black Sabbath, com uma temática oculta.

Formação: Lupus Lindemann - Vocal & Guitarra
Simon “Dragon” Bouteloup - Baixo
Tiger – Bateria

Discografia:        
KADAVAR 15/06/12



                                                  ABRA KADAVAR 12/04/13


  
 BERLIN 21/08/15

                             



2-) Rival Sons

Banda de Rock norte-americana formada em 2009, Rival Sons encanta os ouvidos mais afiados apresentando um Hard Blues feito com qualidade, com Felling, pegada e técnica, lembrando a Era de ouro do Led Zeppelin. Muitas canções são claramente inspiradas nas bandas setentistas, com um blues encantador e com hard rock pesado e energético, acendendo a chama anos 70.
Uma das melhores Apresentações do Monsters of Rock 2015

Formação: Jay Buchanan - Vocal
Scott Holiday - Guitarra
 Michael Miley - Bateria
 Dave Beste – Baixo

Discografia:
                                                   Before the fire (2010)


Pressure & time (2011)


                                                                Head Down (2012)


Great Western Valkyrie (2014)








3-) The Sword

Banda formada em 2003 em Austin no Texas, com uma sonoridade pesada influenciada pelo Stoner rock/ Heavy metal, transitando pelo Doom e o Hard Rock. Se destaca pelo peso de suas canções e pela competência dos músicos criando musicas pesadas remetendo aos anos 70 como todo ocultismo do Doom. A Sonoridade da banda soa de forma fluida, com  composições cruas com características de metal tradicional e muitas vezes com elementos psicodélicos.

Formação: John D. Cronise – Vocal/Guitarra
 Kyle Shutt - Guitarra
Bryan Richie - Baixo
Santiago Vela III – Bataria

Discografia:
                                                    Age of Winters (2006)


                                                  Gods of the Earth 2008


                                                       Warp Riders 2010


 Apocryphon 2012 


High Country 2015








4-) Vintage Trouble

Formada em 2010 na Califórnia, tem um som energético do Rhythm ao Blues, do Rock ao Soul. Frontman(Ty Tylor) é um dos melhores, passando toda alegria e energia com sua voz lembrando até mesmo o James Brown com toda irreverência. Banda tem uma qualidade incrível, as músicas são perfeitamente alinhadas, uma cozinha incrível entre os músicos. Ganhou o mundo com a turnê “Rock or Bust” do AC/DC, abrindo os shows.

Formação: Ty Taylor - Vocal
Nalle Colt - Guitarra
Rick Barrio Dill - Baixo
Richard Danielson –Bateria

Discografia:
The Bomb Shelter Sessions(2010)



The Swing House Acoustic Sessions(2014)



1 Hopeful Rd(2015)







5-) Muñoz

Banda foi formada em Uberlândia/MG pelos irmãos Mauro e Samuel, com um som peculiar do Stoner Rock com influências do blues e psicodelia. Uma característica interessante é por ser um Dueto, sendo assim as composições são bem diretas, guitarras ‘sujas’, vocal empolgante, muitas vezes parece ter inúmeros músicos executando as musicas mas são apenas dois. A qualidade das musicas são absurdas, bem construídas.

Uma das melhores bandas que escutei, não por ser nacional, mas pela qualidade das musicas, os dois botam pra foder, melhor que muitas bandas com vários instrumentos e músicos por ae.

Formação: Mauro – Guitarra/Vocal

Samuel – Bateria

Discografia:
Muñoz (EP)(2013)


Nebula(2014)









6-)Witchcraft

Banda da Suécia formada nos anos 2000, sonoridade pesada do rock com influencias do heavy metal, Stoner Rock e Hard Rock são evidentes. Relembra claramente as bandas do anos 70, como Pentagram e Black Sabbath. Primeiro disco foi gravado em um estúdio de porão com equipamentos de baixa qualidade, assim caracterizando um som setentista, pesado e oculto. Lembra o inicio das bandas de heavy metal, fazendo um som pesado e “Primitivo” em relação ao heavy metal dos dias atuais.

Formação:   Magnus Pelander - Vocal, Guitarra
 Tobias Anger - Baixo
Rage Widerberg – Bateria

Discografia:
Witchcraft  ( 2004)


Firewood  ( 2005)


The Alchemist  ( 2007)


Legend (2012)


Nucleus(2016)








7-)Saturndust

Banda de São Paulo/SP formada em 2010. Com uma sonoridade especifica, pesada, oculta, uma verdadeira viagem espacial, um Space Doom Metal. Guitarra pesada, bateria pesada e vocal pesado, peso define a banda, uma psicodelia espacial proporcionada pelos efeitos especiais dos sintetizadores. Impossível escutar e permanecer nessa dimensão, é uma viagem sem volta, transitando pelo universo e percebendo que somos nada.

Formação: Felipe Dalam - Guitarra/Vocal/Sintetizadores
 Guilherme Cabral - Baixo
Gustavo Cardoso - Bateria/FX

Discografia:
Saturndust(2015)








8-) Blue Pills

Banda da Suécia formada em 2011, “há quem diga que são o novo Led Zeppelin”, por fazerem um Hard Rock remetente dos anos 70, com psicodelia, peso e grandes influencias do Blues, outro fator que torna a banda interessante é o alcance vocal da Vocalista, comparados com Janis Joplin e Robert Plant (Acredito que não pode-se comparar dessa forma, mas lembra muito). Não apresenta um som inovador, mas sim uma banda que lembra grandes nomes dos anos 70, e acima de tudo tem uma qualidade grandiosa, uma obra prima.

Formação: Elin Larsson - Vocal
Dorian Sorriaux - Guitarra
Zack Anderson - Baixo
André Kvarnström – Bateria

Discografia:
Devil Man(EP) 2013


Blues Pills(2014)









9-)HellBenders

Banda surgiu em Goiânia, apresenta vários elementos em seu som, como o Punk Rock, Stoner rock e até mesmo o Heavy metal cru, com isso cria sua própria caracteristica musical, com riff’s agressivos, melódicos e grooves explosivos, sem contar o vocal que faz qualquer um invejar.

Em 2014, o Hellbenders foi selecionado para participar do South By Southwest, um dos principais festivais de bandas independentes do mundo, sediado em Austin, Texas. Após uma sequência de shows pelo estado norte-americano, David Catching (Eagles Of Death Metal) convidou a banda para gravar seu segundo disco em seu lendário estúdio, Rancho de La Luna, por onde já passaram artistas como: Foo Fighters, Queens Of The Stone Age, Kyuss, Mark Lanegan. O disco que é assinado por David Catching e Mathias Schneeberger (Masters Of Reality).

Formação:
Diogo Fleury: Voz/Guitarra

Braz Torres: Voz/Guitarra

Augusto Scartezini: Baixo

Rodrigo Andrade: Bateria

Discografia:
Brand New Fear(2013)







10-) Red Fang

Banda americana formada em 2009, seu som transita do Heavy Metal ao Stoner rock, com musicas repletas de Riff’s, energia e agressividade. Um som ‘sujo’ com uma temática “lixosa” e muita cerveja, ideal pra beber e ficar bêbado mais rápido ouvindo alguma canção do Red Fang.

Formação:  Bryan Giles - Guitarra/Vocal
Aaron Beam - Baixo/Vocal
David Sullivan - Guitarra
John Sherman - Bateria

Discografia: 

Red Fang (2009)



Murder The Mountains (2011)



 Whales and Leeches (2013)







11-) Mastodon

Na real é uma banda de Metal nascida em Atlanta, é considera uma das melhores bandas de metal da nova safra (New Wave of American Heavy Metal), porém existe grande influência do rock progressivo, até mesmo do hardcore e do Storner Rock. Os músicos tem um grande amor por bandas dos anos 60/70, como Pink Floyd e Black Sabbath. Banda vem ganhando um espaço no coração dos fãs de Heavy Metal/Rock, com muitos elementos modernos, porém, sem perder as características da velha escola.

Formação:
Brann Dailor – Bateria/Vocal
Brent Hinds – Guitarra/Vocal
Bill Kelliher - Guitarra
Troy Sanders – Baixo/Vocal

Discografia:
Remission 2002



 Leviathan( 2004)



 Blood Mountain( 2006)



Crack The Skye( 2009)



 The Hunter( 2011)



Once More 'Round the Sun( 2014)









12-) Airbourne

Banda Australiana de Hard Rock fundada em 2003, parece ser mera coincidência com o AC/DC, porém a sonoridade lembra muito a clássica banda. Um som rápido, energético, que muitas vezes parece ser um enorme tributo ao AC/DC.
Formação:
Joel O'Keeffe - vocals/lead guitar
 David Roads - guitar
Justin Street - bass
 Ryan O'Keeffe – drums

Discografia:
Black Dog Barking( 2013)



 No Guts. No Glory.( 2010)



 Runnin' Wild (2007)







Essas foram algumas bandas que levantam a bandeira do Rock/Heavy Metal, existem inúmeras outras bandas de qualidade, porém  selecionamos apenas 12, espero que tenham gostado.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário