02 maio, 2016

[RESENHA] - A SORROWFUL DREAM - PASSION (2015)

Viver no underground não é tarefa fácil, são muitas as provações e desafios pelos quais as bandas tendem a passar, ainda mais  quando o gênero em questão é o Doom Metal, que mesmo em ascensão no Brasil, ainda possui pouco espaço e é muitas vezes encoberto por outros gêneros. A banda “A Sorrowful Dream”, oriunda da cidade gaúcha Sapucaia do Sul, lançou no ano passado seu segundo disco de estúdio em 20 anos de estrada. O “Passion” trás 10 faixas que passeiam por um Doom/Gotic Metal muito bem estruturado e fascinante, onde  pode-se notar uma clara influência em Moonspell.

O ponto que mais me agrada é sem duvida a coesão e equilíbrio na execução dos vocais, Eder e Josi casam-se harmonicamente, a junção de suas vozes resultam em um espetáculo aos ouvidos, indo de graves à um gutural rasgado, de tons mais baixos e suaves à tons mais fortes e incorporados, o vocal torna-se um tanto quanto impecável. 

O disco abre com “Prolusion”, 37 segundos de uma sonoridade sombria, que mostra um pouco do que será apresentado nas nove faixas seguintes. Acho demasiado complicado destacar somente uma faixa, mas a meu ver os pontos mais fortes são “Amálgama, “Silent Words” e “Solo Awakening”.  O disco como um todo segue bem a proposta do gênero, com letras melancólicas ressaltadas pela atmosfera “triste” criada pelo teclado, além disso, os riffs são todos muito bem construído e executados, variando de algo mais frio à algo mais pesado e intenso.

“Passion” é notavelmente mais completo do que “Toward Nothingness”, primeiro debut da banda, as variações vocais são envolventes e conseguem transmitir grande energia ao ouvinte, não é cansativo como outros discos do gênero, cada faixa deixa um desejo de quero mais.

NOTA: 9

Track List
  1. Prolusion
  2. Amálgama
  3. Entwined
  4. Silent Words
  5. Ephemeral
  6. A Lullaby for Lunatics
  7. Solo Awakening
  8. In Hebetude
  9. Only Blood Knows
  10. Passion

FORMAÇÃO
Éder A. de Macedo (Vocal)
Josie Demeneghi (Vocal)
Aurélio Martins (Guitarra)
Lucas Vargas (Guitarra/Violino)
Mari Vieira (Teclado)
Geovane "Tuko" Lacerda (Baixo)
Ricardo Giordano (Bateria)

SIGA "A SORROWFUL DREAM"


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário