16 julho, 2016

Especial: Dez Discos Marcantes da Cena Catarinense


Todos já sabemos que esta semana teve o Dia Mundial do Rock, e isso leva várias mídias a produzirem matérias especiais a respeito disso. Aqui em Santa Catarina isso não foi diferente. Com direito a algumas páginas dedicadas ao tema, o jornal Diário Catarinense fez uma interessante matéria contando a história do Rock e Metal aqui no estado. Narrando desde as primeiras bandas nos anos 80 até os tempos de hoje, a matéria trouxe depoimentos de músicos envolvidos com a cena e o que mais me chamou atenção: uma lista, elaborada por Ben Ami Scopinho, de dez discos que ele considera que exemplificam bem a diversidade e qualidade do Rock 'n Roll e Heavy Metal de nosso estado. Vendo isso, pensei de cara que poderia explorar estes dez discos, traze-los aqui para o blog e apresentar essas dez bandas para vocês. 

A classificação abaixo será do lançamento mais antigo ao mais atual. Prefiro assim pois acho que, mais que rankear as bandas numa forma de competição, o interessante será possibilitar que vocês confiram um pouco do que Santa Catarina tem para demonstrar para o Brasil, com lançamentos que vem desde os anos '90, passando pelo começo desse século e a década na qual nos encontramos hoje. Então, preparem-se para embarcar nessa viagem ao lado dessas dez grandes bandas que engrandecem a cena catarinense.

  • VLAD V - A Espada e o Dragão (Rock Progressivo, 1998, Blumenau)
  • BURN - Sagrado Rock N Roll (Rock 'n Roll, 2001, São José)
  • OSCULUM OBSCENUM - Body Hurting Art (Black Metal, 2003, Florianópolis)
  • SABRE - Burning Wheels (Rock 'n Roll, 2007, Videira)
  • KHROPHUS - Pressages (Death Metal, 2009, São José)
  • SODAMNED - The Loneliest Loneliness (Death Metal, 2011, Jaraguá do Sul)
  • DON CAPONE - Locomotiva (Rock 'n Roll, 2012, Orleans)
  • ANTICHRIST HOOLIGANS - We Will Piss In Your Grave (Crossover Thrash, 2013, Florianópolis)
  • BATTALION - Empire of Dead (Speed Metal, 2013, Itajaí)
  • XEI - #320 on Hart Street (Rock Ambiente, 2015, Florianópolis)



Depois de transitar por tantos estilos, uma coisa é certa: a qualidade dessas, e muitas outras bandas de Santa Catarina, batem de frente com muitos nomes internacionais. Discos muito bem gravados e produzidos, bandas muito inspiradas e músicas que te pegam como verdadeiros épicos. São apenas dez álbuns perto de um mar de grandes trabalhos que SC possui. Quem sabe não renda uma segunda parte esse especial, e na próxima eu traga dez discos de minha escolha. Por ora, parabéns pelas ótimas escolhas, Ben Ami, algumas bandas eu já conhecia e admirava enquanto outras me surpreenderam positivamente. Creio que a surpresa será igual para qualquer um que conferir estes trabalhos um por um.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. Lá em SC tem muita banda mesmo... UE CANTAM EM PORTUGUÊS...tem tbm: OS DEPIRA.... BLAME... MAQUINÁRIOS... CALIFALIZA... ELETROMOTRIZ.... FORSIK... LEOPOLDO & VALERIA... uma melhor do que a outra....

    ResponderExcluir