04 setembro, 2016

Especial: comemoração de um ano do O SubSolo

Em meados de 2014 o blog já era rabiscado, mas faltava algum empurrãozinho para engrenar, neste período a ideia é que o blog seria chamado de "submundo" e foi em 2015 após ouvir uma música de uma banda underground, que surgiu a ideia do nome "SubSolo", como os domínios já estavam registrado, foi acrescentado a letra O, se tornando "O SubSolo".

Se for contar todas as coisas boas que aconteceram durante esse ano, com certeza faltariam caracteres para citar, mas o melhor foi ter montado a equipe que temos hoje, colaboradores de diversos estados, Vinicius Albini-Saints foi o primeiro a abraçar a causa, vindo logo após Matheus Gusthavo, André Guilherme e Marcel Caldeira. Hoje contamos ainda com a colaboração de Beto Silver, Marcos Lemes, Gisela Cardoso, Endryll Hipolito, Fabio Reis e os recém integrantes, Ananda Martins e Moa Alcântara. Mas não podemos esquecer de quem já passou e contribuiu, Obrigado Gabriele Moura.




Algumas pessoas foram convidadas a falar um pouco sobre este primeiro ano do O SubSolo, vamos aos comentários:

"FAULT LINE SP só tem a agradecer e parabenizar o subsolo, primeiramente pelo trabalho sério e análises criteriosas, em segundo lugar por divulgar e ser essa ótima ferramenta para manter o underground vivo. É notável a dedicação e respeito que o Subsolo tem pelo trabalho das bandas,portanto Parabéns mais uma vez pela iniciativa e pelo ótimo trabalho!" Fault Line, Hardcore de São Paulo/SP / Bruno Cardoso - Baterista.

"O Subsolo é um blog muito bacana, veio pra agregar a cena do Sul catarinense e se expandiu rapidamente pelo país. Tem realizado matérias bastante interessantes e de muita qualidade. Vida Longa ao underground e ao Subsolo." Iuri Cremo - Cultura em Peso

"Caraca, um ano de blog, muita banda apresentada e que eu pude pegar para rodar no Metal Etílico. Creio que o devido sucesso seja pela facilidade de se ler as matérias e o design facilitado na estrutura do site, nesse pouco tempo que conheço o blog me senti por casa devorando as matérias e conhecendo muita banda, acho que o diferencial é esse, aparece bandas que realmente não se vê em outros sites." Locutor & Idealizador do Metal Etílico / Wendell Pivetta

"O SubSolo é uma importante ferramenta para a música independente do país. A boa equipe empreita com muito esforço e merece com todo carinho e boas vibrações para continuar com esse papel tão importante na difusão musical. Parabéns O SUBSOLO e que venha muitos mais anos por aí." Blame, Rock 'n Roll de Floripa/SC / Geraldo Borges - Baixista 

"Para nós do A HORA HARD que fomos perguntados pelo idealizador antes da criação do O SUBSOLO, sobre como seria a aceitação, a importância e a pergunta principal foi: Se nós apoiaríamos? A respondemos que: Claro que sim, a espaço e público para todos! Este 1 ano de O SUBSOLO de trabalho muito bem organizado, profissional e de qualidade para o público é muito importante, ainda mais para nós que estávamos carente em em relação uma boa fonte de textos, notícias, resenhas, novidades da cena de rock brasileira. Parabéns a toda equipe, parceiros e leitores, um forte abraço do A HORA HARD!" A Hora Hard, maior mídia independente de Santa Catarina / Daniel Russo, Criador.

"O subsolo com certeza ainda abrirá muitas portas para o underground, faz conteúdo interessante e dinâmico sobre todos as bandas com estilos diversos, sem preconceito, nem panela, um dos melhores na minha opinião, um site coração de mãe, com espaço pra todos, aguardo grandes coisas pra vocês, parabéns e muitas anos mais!" Mar Morto, Hardcore de Santos/SP / Alinne Santos - Vocalista.

"Sabe quando estamos saturados do que ouvimos sempre, quando queremos procurar algo novo pra se ouvir e não sabemos nem por onde começar a procurar. O Subsolo trás para nós leitores um arsenal de bandas, algumas já com uma certa estrada, outras recém saidas do forno. Mas todas elas apresentando suas características, seus pontos fortes, fracos, o estilo em que ela se enquadra... Algo que nos facilita muito a busca por algo novo que agrade nossos ouvidos sedentos por boa música. Parabéns à toda equipe d'O Subsolo pelo primeiro aniversário do blog. E que esteja sempre nos ajudando a encontrar o que procuramos e nos mantendo sempre informado das novidades no mundo underground, uma honra fazer parte da equipe." Redator O SubSolo & Músico Doctor Jimmy, Rock de Imbituba/SC / Endryll Hipolito - Tecladista/Guitarrista.

"Neste domingo, o programa Onda Nervosa registra, com enorme satisfação, o primeiro aniversario do Blog O Subsolo - Portal do Underground. Quem é músico e/ou antenado em tudo que acontece no rock nacional, a visita ao site torna-se indispensável! Com um layout de fácil navegação, novidades, entrevistas, resenhas, comentários e materiais especiais estão contidas no Portal, que tem um conteúdo bem interessante, bolado por nove cabeças pensantes e atuantes no segmento. Desejamos vida longa ao Subsolo, destacando sua relevância e agradecendo por indicar a Onda Nervosa aos internautas!" Locutor & Idealizador do programa Onda Nervosa / Leandro França.

"O Sub Solo é um dos blogs sobreviventes e mais novos da nossa era atual, sempre ativo o blog é um canal que o underground necessita, assim como possui uma grande importância para levar o som de bandas novas, ampliando as fronteiras do Rock And Roll Underground e independente!" Peixes Voadores, Rock n Roll de Tuparendi/RS / Eduardo Daronch - Vocalista.

"O blog O Subsolo tem um papel importante para a cena independente do Brasil, pois disponibiliza espaço para as bandas do underground com entrevistas, resenhas e noticias do cenario nacional. Isto fortifica a cena como um todo, dando visibilidade e qualidade nos materiais das bandas." Eu Acuso, Rock de Porto Alegre/RS / Sandré Morelatto - Vocalista

"Mas cara... o que posso falar sobre o blog, é que é um blog de alta qualidade com ótimos textos com leituras descontraídas e muito objetivas valorizando a cena underground dando a maior força pra bandas locais mas também nos deixando sempre informados sobre os grandes nomes da música!  Parabéns a todos os editores e idealizadores do blog. Feliz aniversário O SubSolo" Made in Porão, Rock 'n Roll de São Ludgero/SC / Xandy Ferreira - Vocalista.

"O Subsolo é um blog que tem alguns diferenciais. Além do visual muito bonito e da qualidade das matérias o blog conta com uma coisa insubstituível: o fator humano. Maykon Kjellin, além de ser uma pessoa de atitude é um cara que realmente se importa com a cena e presta real atenção às bandas e trabalhos que chegam ao seu conhecimento, assim como o restante da equipe. Tenho o maior orgulho de ser amigo desse cara e de ter a DUST COMMANDO sempre nas notícias desse blog que é nada menos que sensacional! Parabéns O Subsolo! Que venham muitos anos mais!" Dust Commando, Stoner Metal de Taquari/RS / Thiago Rabuske - Baixista e Vocalista.

"Quando entrei na faculdade de Jornalismo, o meu foco era esporte. Praticamente todo cara que entra no Jornalismo em Santos é por causa de futebol. Mas ao conhecer 'O Subsolo, eu tive certeza do que eu queria nessa profissão: falar sobre música. Como já dizia Ponto Nulo no Céu: "Do Subsolo viemos, de pé sempre estaremos". 1 ano do O Subsolo de Imbituba para o resto do Brasil!!" Equipe O SubSolo - Marcel Caldeira / Redator Chefe

"Parabéns ao blog Subsolo por esse primeiro ano de muitos prestando um grande serviço para as bandas, fortalecendo a cena e divulgando cada vez mais as bandas nacionais desse estilo de som que tanto amamos chamado METAL. Abração!" Rygel, Heavy Metal de Santos/SP - Wanderson Santos / Guitarrista e Vocalista.

"Eu gosto muito do O Subsolo porque além de serem boas pessoas e um portal super acessível, eles realmente gostam do que fazem. Falo isso pela maneira que é feita a publicação, sem aquele esquema de copiar e colar, o Maykon em específico faz questão de colocar seu DNA em sua publicação e isso com certeza faz a diferença. E fez pra mim como parceira e alguém que ama música!" CEO Geração Y Produções - Priscilla Rocha.

"Por 11 anos estive do outro lado da mesa, trabalhando em redação. Sendo parte dela, sempre tive consciência do papel e responsabilidade da imprensa musical. Hoje, atuando exclusivamente junto e diretamente com artistas, digo que a imprensa não é só importante mas fundamental para o artista. Fico muito feliz quando um novo veículo de comunicação é lançado com o propósito de cobrir e falar sobre rock e heavy metal. Fico muito mais feliz quando esse mesmo veículo supera todas as dificuldades - iniciais e permanentes - e chega a completar um ano de vida. Parabéns Subsolo! O que mais desejo é que daqui 12 meses eu possa lhes dar os parabéns pelo segundo ano de site. E assim por diante! O metal precisa de vocês e agradece!" - Eliton Tomasi (Som do Darma/ex-editor da Revista Valhalla).

"O Subsolo desde o primeiro contato sempre tratou com muito respeito o trabalho do "Basttardos", e acredito que todas as bandas do cenário também. É um meio de comunicação que vem crescendo merecidamente e consequentemente torna-se uma ferramenta de divulgação importante para o underground nacional. Abraço, Maykon e equipe. Continuem com este ótimo trampo!" Basttardos, Rock 'n Roll do Rio de Janeiro/RJ - Alex Campos / Guitarrista e Vocalista.

"É sempre legal quando surgem mídias dispostas a fortalecer o underground e querer gerar a união que tanto falta. Acredito que o SubSolo está no caminho certo e fez um ótimo trabalho nesse primeiro ano de vida. Vida longa!" Heavy and Hell Press / Renato Sanson.


"Conheci o Subsolo, quando vi uma divulgação de uma banda que um amigo tinha acabado de criar. E por estar por dentro dos principais sites de rock, entre minha rede de contatos, quando vi esse site que até então nunca tinha ouvido falar, fiquei curioso. Entrei em contato no mesmo dia, pra conhecer mais o trabalho, e o retorno foi ótimo. Comentei sobre as dificuldades de levar pra frente, sozinho, um projeto de site de notícias de rock, por experiência própria, e que muita gente desanima quando a situação aperta. Não foi o foi caso do o subsolo, pouco tempo depois fui convidado por fazer parte. O número de participantes cresceu, galera ativa, empolgados com vontade de fazer acontecer, e isso é motivador. O destaque do O Subsolo é por já começar de sola com ideias grandes, não se limitar com a cena local. E aí entra outro fator legal, conseguem em um mesmo site articular bem as várias vertentes do rock. Todo esse conjunto é importantíssimo pra produção musical brasileira. 10 % das bandas devem estar tendo atenção de uma mídia maior, mas e os outros 90%? Não sei. O Subsolo dá atenção para todos os 90%, os rejeitados pela mídia de massa? Não, O SubSolo dá atenção a todos os 100%. Na verdade não tenho ideia. Só tenho a certeza que o engajamento é tão grande que não duvido nada desse grupo do Subsolo. Em 1 ano o site teve um impulso gigante, formando uma rede colaboradores-bandas-público que sem dúvida tem contribuído para espalhar os estilos musicais que tanto amam. Além disso, o Portal sempre está de portas para os novos entusiastas e, acredite, isso faz toda diferença." Redator O SubSolo e Selo Efeito Colateral - André Guilherme Brandão

"O portal O Subsolo nasceu com um olho fito numa cena mais pesada, voltada pra Hardcore e Metal, basicamente, pelo que pude acompanhar desde o início. Com o tempo começou a abrir espaço para outros nichos do rock independente nacional, seguindo o fluxo, a demanda que eu imagino que deva lotar a caixa de entrada do site. Portal novo na área, em um segmento onde as bandas que no dia a dia disputam espaço, é uma oportunidade a mais de mostrar e enviar o material. Dessa maneira é que o O Subsolo foi também conquistando o próprio espaço, formatando sua linha editorial, apresentando eventos da grande região de São Paulo, cobrindo shows, tudo de maneira colaborativa e agregadora, na raça como dita o underground no qual todos estamos inseridos." Escritor e Músico - Valciãn Calixto

"Não sei se dá pra considerar um blog, ou um site de notícias, não sei, só sei que é muito bem feito. Mais uma midia que fornece um material de primeira pra você divulgar a sua banda. Se tornaram muito importantes na cena, cena essa que quem não soma em nada fala que não existe. Muito obrigado por estarem aí, falando sobre os cds e shows das bandas. Divulgando shows, e tudo que envolva banda. Continuem assim" Turn Off, Punk Rock de Criciúma/SC / Eduardo Valcanaia - Guitarrista & Vocalista.

"O Underground por várias vezes parece sumir e eu não penso diferente. Pois desde quando pensamos em ser banda, percebemos o quanto a união se torna algo fundamental. E nessa percepção é que aprendemos a dar valor ainda mais nessa palavra. Percebemos o quanto é importante dar valor a cada amigo que apóia as nossas idéias. O Subsolo hoje é um grande amigo. Pois sempre esteve unido não só com a banda, mas com o Underground. E isso prova que não há valorização apenas de um nome, mas do local onde o nome está presente. O Subsolo. Neste um ano de parceria, temos que acima de tudo aplaudir de pé essa imensa força de vontade que todos vocês do blog tem em nos apoiar. Pois não existe vitória sem luta e a Melanie KLAIN sempre estará ao lado de vocês. Grande abraço aqui do interior e vida longa a todos. E mais uma vez, como sempre cada matéria compartilhada, o nosso MUITO OBRIGADO." Melanie Klain, Rock de Mococa/SP / Duzinho - Vocalista.

"O Subsolo nos mostra a cada dia mais que o underground tem deixado o Mainstream com inveja!! Selecionando, divulgando e fazendo parcerias com o melhor do Rock e Metal nacional eles tem cumprido seu papel sempre superando as expectativas" Tourette, Rock de São Paulo/SP / Massimo Spalla - Vocalista

"O Subsolo chegou com tudo numa cena cada vez mais necessitada de veículos para lhe ajudar. Nada melhor do que um portal que gosta de verdade, de noticiar as novidades de uma banda. Isso é gratificante, pois a ralação é diária e ter o seu material divulgado por um veiculo já respeitado, é recompensador." Depois da Tempestade, Experimental de Santos/SP / Diego Andrade - Baixista.

"Em um meio tão segregado como o do Rock e Metal, confesso que muitas vezes pensei em desistir, não me submeter mais a determinadas situações e deixar de lado todo o trabalho feito com o Mundo Metal. É claro que isso nunca aconteceu e provável que nunca aconteça, digo isso por que ao mesmo tempo em que alguns não entendem a essência do que é o underground, pessoas como vocês dão uma verdadeira aula sobre como apoiar, trabalhar e lutar para que o gênero que tanto amamos seja cada dia mais forte. Posso afirmar que O Subsolo é um destes oasis no deserto chamado underground e a cada vez que encontro pessoas assim, me fortaleço e sigo em frente, a certeza que existe seriedade e engajamento real acaba se tornando combustível para que possamos seguir lutando. A batalha é dura, longa e cheia de obstáculos, mas qual a graça se não for assim? Que venham ainda muitos anos de existência e que o alcance de vocês seja cada vez maior. Sucesso sempre!" 
Criador e idealizador do Mundo Metal / Fabio Reis.

"Feliz aniversário O Subsolo! Um Blog com resenhas honestas e detalhadas, notícias do mundo underground, entrevistas realmente interessantes e não só o clichê,  totalmente desapegado de rótulos, colocando assim a qualidade em primeiro lugar Crew acessível, contato descomplicado e imediato, deixam o blog com um estilo familiar e ao mesmo tempo super profissional. Que venham mais anos de vida desse que já é referência e tende a crescer cada vez mais!" In Soulitary, Heavy Metal de São Paulo/SP / André Palloni - Tecladista.

"Desde que conheci O SubSolo, ele se tornou um dos meus sites favoritos, pelo seu conteúdo exclusivo, visão aguçada, design agradável e muita criatividade! Em nome da Metal Media deixo aqui nosso muito obrigado e feliz aniversário! Que venham mais 1000 anos!" Metal Media / Rodrigo Balan.

"O Subsolo presta um serviço inestimável a uma cena extremamente artística, vigorosa, e criativa, mas por vezes subestimada  pelos grandes veículos midiáticos. O trabalho de todas as bandas demanda muito tempo e energia, não saberia explicar aqui o quanto. Encontrar num veículo, como esse, espaço para dissimar um projeto e veiculá-lo para as pessoas ligadas a área, justifica todo o esforço e (porque não?) mantêm a cena viva! Vida longa ao blog! \m/" Higher, Heavy Metal de Campinas/SP / Gustavo Scaranelo - Guitarrista.

"O blog O subsolo trouxe para mim, no ano que fiz 50 , uma nova caminhada no Rock. Foi a forma de mostrar aos mais jovens o que é o Rock! Obrigado  pela oportunidade parabéns O Subsolo, muitos anos de rock" Redator O Subsolo / Beto Silver.

"Confesso que pra entrar no SubSolo foi meio complicado por minha parte. Maykon conversou bastante comigo e aí resolvi topar e entrar de cabeça no projeto, e não me arrependi nenhum instante até hoje. Fora momentos inesquecíveis proporcionados pelo portal e outros enormemente gratificantes como ver esse projeto crescer a cada dia e se tornar um veículo que torna inúmeras pessoas felizes por lerem nosso conteúdo, e isso é algo que não tem preço. Escrevi incontáveis matérias, contando com resenhas, coberturas e entrevistas, e todas elas tem um sabor especial diferente, pois vejo o público interagir, mostrar que realmente gostaram e ficaram honradas por estarem em nosso site, que hoje pode ser considerado uma mídia pequena, mas tenho certeza que é enorme para todos que fizeram parte deste um ano de O SubSolo! Nós que estamos de aniversário, mas sem dúvidas, os parabéns são também para todos que passaram por nosso blog, seja escrevendo, comentando ou apenas lendo, vocês fizeram esse pequeno projeto se tornar algo grandioso para mim e para todos aqui dentro!" Revisor, administrador e braço direito d'O SubSolo / Vinicius Albini-Saints.

"Quando eu criei O SubSolo eu estava sozinho e na verdade não sabia nem por onde começar, o Vinicius me enviou uma matéria completa sobre o primeiro show da banda dele e foi a primeira a ser postada, eu tinha lançado um blog e não tinha a minima ideia do que fazer. Foi quando o Renato Sanson começou a enviar as news das bandas da Heavy and Hell Press e eu comecei a abrir meus olhos, para melhorar o Vinicius passou a integrar a equipe e até hoje somos grandes amigos, após isso o Marcel Caldeira surgiu e pediu uma oportunidade por e-mail, o Matheus Gusthavo pediu uma chance e outros colaboradores foram surgindo e como é um trabalho colaborativo, eu nunca os cobrei para postarem matérias, invés de usar meu tempo para cobra-los, usava para criar e postar matérias. O começo é sempre difícil até surgirem CDs chegando a minha caixa de correio, aos poucos eu ia conhecendo os atalhos para manter um bom veiculo de comunicação no ar, com layout limpo que abre em segundos e isso foi elogiado. São tantas coisas a dizer que as coisas ruins eu dispenso lembrar, foram aprendizados. Só agradeço a todos que enviaram textos acima parabenizando o blog e aos leitores que sempre estão conosco, vamos lutar pela cena musical sim e vem muita novidade por aí ainda. Obrigado Equipe, Obrigado Parceiros do blog, Obrigado Leitores e Obrigado A Hora Hard por ter me incentivado a entrar no meio da imprensa do Rock/Metal, tu é meu ídolo Daniel Russo. Aqui eu não montei uma equipe, eu conquistei verdadeiros AMIGOS!" Fundador do O SubSolo / Maykon Kjellin



Obrigado!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

5 comentários:

  1. Sem palavras, muito emocionante. Beto Silver -Redator OSubsolo / Vocalista Silverband

    ResponderExcluir
  2. Eu leio sim, tudo! Eu curto, compartilho e me emociono.
    Se todos tivessem 10% da vontade do O SUBSOLO teríamos alcance ainda maior 'dia e noite, noite e dia' como diz Cólera.

    ResponderExcluir
  3. Eu leio sim, tudo! Eu curto, compartilho e me emociono.
    Se todos tivessem 10% da vontade do O SUBSOLO teríamos alcance ainda maior 'dia e noite, noite e dia' como diz Cólera.

    ResponderExcluir