22 fevereiro, 2017

Entrevista: Vinicius Soares (Palco Digital)

Publicitário, músico e empreendedor, Vinicius Soares é também palestrante e já participou de eventos ao lado de marcas como Vevo, Napster, Catarse, Spotify e integrou o corpo de palestrantes do Social Media Week, maior evento sobre mídias sociais da América Latina. Está a frente da Palco Digital Empreendimentos, empresa focada na capacitação de artistas independentes para o novo mercado da música. Já atendeu mais de 1.000 artistas independentes dentro e fora do Brasil.



Primeiramente obrigado por ter tirado um minuto do seu tempo para conversar conosco. Para iniciarmos, quem é o Vinicius Soares em sua visão?
Vinicius Soares: Sou um profissional do mercado da música que acabou sendo orientado a esse ofício pela paixão que tenho por tudo isso acumulada ao longo dos anos. Acredito que encarar os desafios de qualquer coisa na vida tem ligação total com o propósito que você acaba nutrindo na sua jornada. Sou músico desde 1998, vivi a realidade de empreender uma carreira independente e hoje trabalhar com artistas nesse novo mercado condensa bem esse misto de amor e realização profissional.

Como começou sua carreira musical?
Vinicius Soares: Profissionalmente, a partir de 1998. Digo profissionalmente porque foi a partir desse ano que comecei a ser remunerado. Eu tinha 17 anos, estava acabando o nível médio e a Influenza (banda que formei com amigos de turma) estava saindo daquele ciclo de tocar em festivais estudantis e começou a ser convidada para as primeiras festas e shows pelo Rio de Janeiro. Nosso som era bem primário, mas, com muita energia. Me lembro que fiquei 2 anos focado nisso, após o ensino médio. Não prestei vestibular, não procurei emprego, vivi intensamente esse projeto até resolver cursar faculdade e trabalhar enquanto empreendia o lado musical. Tive mais 2 bandas depois disso e literalmente vivi na estrada enquanto tocava meu trabalho na área de comunicação, até 2013.

Todo músico necessita de inspiração. Quais foram suas primeiras influências na música?
Vinicius Soares: Sem dúvida os Beatles foram a primeira influência. Meu pai é fã, e me apresentou o vinil do "A hard day's night" quanto eu tinha 7 anos. Fiquei louco pelos caras. 2 anos depois, um primo que morava nos EUA, me enviou uma fita de VHS com o filme "How i won the war" deles, e uma compilação de outros vídeos. Na adolescência conheci o Queen, vi o Grunge nascer, adotei a Legião Urbana como a maior banda brasileira, conheci o rock latino e bandas como Maná, Soda Stereo, Enanitos Verdes. Muita coisa.

Depois de todo o tempo como músico (claro que ainda és músico), como acabou entrando na vida de Publicitário?
Vinicius Soares: Foi exatamente quando a Influenza acabou e eu percebi que não era uma boa ficar parado no tempo esperando algo acontecer. Sabia que formar um outro projeto iria levar tempo e claro, dinheiro. Foquei nos estudos, fiz 1 ano de Jornalismo e depois migrei pra Publicidade onde me encontrei. Se existe uma área que complementa bem o mercado musical, é essa. Trabalhei em agências digitais, atendi grandes marcas, fui inclusive destaque profissional em uma grande revista que circulava no Rio de Janeiro, a Webdesign. A internet estava começando a ter impacto no Brasil, o Orkut era a principal rede social e o Myspace, a porta para os artistas independentes. O interessante foi que exatamente nesse momento eu percebi como essa internet poderia trazer algum benefício para meus projetos musicais. Então, resolvi aplicar esse conhecimento com a Sonoros e deu muito certo. 

Como e quando surgiu o projeto "Palco Digital"?
Vinicius Soares: Surgiu dessa experiência com meu próprio trabalho. Em 2013 criei um blog que falava sobre dicas que me renderam bons resultados. Resolvi compartilhar o que fizemos e deu certo e claro, as experiências de fracasso. A coisa cresceu. No mesmo ano o blog tinha uma média de 5.000 visitas por mês e continuou crescendo. Com isso começaram a chegar pedidos de novos temas e de um atendimento mais focado nas dores do músico, que se via completamente confuso com a mudança do mercado na era digital. Criei dois cursos online e hoje, a Palco Digital além de ser um canal de comunicação, é uma empresa focada em estratégia digital para artistas independentes. Somos um braço de inteligência e estratégia para o artista que deseja construir uma carreira sustentável, tendo como base uma forte presença online.


Uma das coisas mais nobres que ainda me fazem acreditar na humanidade, é o dom de ajudar. Como você se sente ajudando bandas iniciantes? Eu mesmo já aprendi diversas coisas sobre Marketing contigo, sou muito agradecido.
Vinicius Soares: Poxa, que bom, fico feliz. A sensação é a melhor, de verdade. Eu acredito de verdade no poder de compartilhar o conhecimento. A internet é maravilhosa por isso.

Como foi participar do Social Media Week? O que trouxe de experiência?
Vinicius Soares: Uma grande experiência. O Social Media Week é o maior evento sobre mídias sociais da América Latina e eu era o único palestrante focado no mercado musical. Não esperava uma grande procura pelo meu painel, mas fui surpreendido com a informação de que os ingressos haviam sido esgotados, a lotação era máxima. É incrível ver como as pessoas estão procurando conhecer esse mercado. Foi uma experiência totalmente nova já que estou acostumado a falar para públicos de músicos apenas. Lá tínhamos pessoas de todas as formações que você pode imaginar. Fiz grandes amigos e aprendi muito também, claro.

Por falar nisso, você é palestrante também, né? Sempre teve facilidade de falar em público, como foi no começo?
Vinicius Soares: Acabei me tornando um palestrante, nunca planejei, mas gosto pra caramba. Sempre fui um cara tímido, nunca fui de falar em público, mas,  vejo uma palestra como um show. Minha primeira palestra foi como meu primeiro evento ao vivo. Frio na barriga, medo de dar tudo errado, mas, a adrenalina de estar ali diante de pessoas que estão cedendo o seu tempo pra te assistir supera tudo. No final você não vê o tempo passar e acaba curtindo aquele momento.

Como você vê o cenário musical dos dias de hoje? Poderia nos citar algumas bandas do cenário atual de Rock/Metal que você nos indicaria a ouvir?
Vinicius Soares: Acho que se enxergarmos com os olhos certos, veremos que existe muita oportunidade. Há quem discorde, mas, essa galera foca apenas nos meios tradicionais, pensam como se estivessem há 20 anos atrás. Se o foco é vender 1 milhão de álbuns e estar todo final de semana na TV aberta, você possui motivos para dizer que não há espaço. Aliás, há 20 anos atrás você reclamaria disso também. Mas, se o objetivo é viver da sua música, ter uma agenda de shows consistente e construir uma base de fãs, não existe época melhor do que essa. A internet está possibilitando isso a muita gente e eu estou vendo de perto acontecer com centenas de artistas. Gente que nunca apareceu (e nem deseja aparecer) para a grande massa e consegue ter uma carreira brilhante. Tem muita banda boa e com uma mentalidade atual nesse mercado. Os brothers da Instinto são um exemplo de som e postura, vale a pena conhecer. A Texas Hammer é outra super banda que o público precisa ver de perto. Os caras rodam o Brasil e a América Latina de forma totalmente independente e com uma qualidade musical incrível. Posso falar ainda do Andrew Laureth que está na Holanda, da Voraz, são muitos.



Vinicius, te desejo todo o sucesso do mundo, continue com o trabalho maravilhoso no Palco Digital, pois sou também um dos que mais acompanha seu trabalho. Deixe uma mensagem para nossos leitores!
Vinicius Soares: Obrigado pelo espaço e parabéns ao SubSolo pelo conteúdo! A você leitor, deixo uma mensagem de certeza. Sim, é possível fazer música no Brasil e viver dignamente nessa profissão. Tenha seus olhos e ouvidos direcionados a isso. Sempre existiram e existirão pessoas condenando essa atividade. Foi assim quando as gravadoras ditavam as regras, é assim hoje e sempre será. Ser um profissional da música não é para todos, é para quem possui vocação. Se esse é o seu caso, ouça a voz que ecoa dentro, ouse, arrisque e viva! Você não se arrependerá. Conte conosco para ajudar nessa caminhada. Um abraço forte!


ACOMPANHE O PALCO DIGITAL
FACEBOOK / YOUTUBE
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário