19 abril, 2017

Coletânea O SubSolo: volume 2 dá continuidade em um trabalho simples, sério e objetivo

Após o lançamento do Volume 1, neste que teve vinte e duas bandas, O SubSolo resolveu dar continuidade no trabalho e apresenta a todos, O Volume 2. Acreditamos que pelo sucesso em que o primeiro volume obteve, tivemos uma facilidade maior em recrutar as bandas para o segundo exemplar.  Confira a capa e a lista das bandas presentes:


O conceito da capa, teve participação de um dos músicos presentes na Coletânea, o vocalista, guitarrista e compositor do Basttardos, Alex Campos: "Dizem que o rock nacional está morto, abandonado. Este volume 2 da coletânea mostra que as pessoas estão erradas, e o parque abandonado da capa sintetiza essa ideia." Explica Alex.

Já o redator chefe d'O SubSolo, Vinicius Albini-Saints, fala o que sentiu sobre a capa: "Interessante, na verdade é um ponto curioso esse contraste de cenários. Um parque abandonado ainda oferece várias coisas, basta dar luz e atenção a ele que ele volta a atrair os olhos, o cenário do rock é basicamente isso..."

Toda as artes construídas(capa, contra-capa e miolo) ficou na responsabilidade do fundador d'O SubSolo, Maykon Kjellin, que fala um pouco sobre esse trabalho: "Ainda acho muito difícil mexer com photoshop/corel, quando você é apenas um aventureiro que decidiu aprender sozinho a mexer nessas ferramentas. Agradeço ao Philipp Messinger, fotografo alemão responsável pela capa, que nos cedeu o trabalho. Sobre as artes aprendi pelo simples fato de precisar e não gostava de pedir a ninguém, com o auxilio do André Bortolai consegui fazer a capa do volume 1 e do volume 2, tive experiência fazendo a capa do volume 3 d'A Hora Hard também, muito bom ver um trabalho seu em suas mãos, é gratificante, agradeço as bandas por terem acreditado, sei que na situação atual do nosso país é dificil investir em divulgação, mas elas não exitaram e acreditaram em mim!"

Citado sobre o trabalho, André Bortolai, tecladista do InSoulitary conta como começou essa parceria: "Desde o primeiro contato do Maykon houve uma empatia muito grande e um entendimento absurdo sobre a cena nacional. A ideia inicial da coletânea foi rapidamente "comprada" pelo InSoulitary, e já se iniciou uma parceria na produção dos discos. Acredito que a admiração que tenho pelo Maykon aumentou muito desde o primeiro volume da coletânea. Tanto na parte artística (trabalho de capas e etc) como na parte interpessoal, eu pude perceber que O Subsolo é uma grande família. Sinto-me honrado de poder fazer parte desse projeto e de mesmo estando em outro estado conseguir sentir a proximidade dessas pessoas incríveis que estão envolvidas!"



BANDAS PARTICIPANTES:


Basttardos - Rock - Rio de Janeiro/RJ

Em meados de 2010, no Rio de Janeiro, um elemento chamado Alex Campos (Voz & Guitarra) iniciou uma nova missão. Apostando todas as suas fichas no jogo, fez um convite a outro elemento, o velho amigo Bernardo Martins (Bateria). Em seguida, um “Terceiro Elemento” (Baixo) veio agregar valores cheio de mistérios, trazendo consigo a essência deste “Bando”. Juntos, tornavam-se “Basttardos” de alma nesta árdua caminhada.


Monstractor - Thrash Metal - Resende/RJ


Monstractor é uma banda Resendense que  foi formada em 2012, por Christian Klein (vocal e baixo – Ex – Expantor), Diego “MONSTERMAN” (huitars) e Demetrios M. (bateria). Assim que a banda se formou as ideias e composições foram surgindo, o que levou o trio a realizar uma série de gravações por conta própria, como uma espécie de pré-produção para um possível disco.

Em 2012 a banda montou um set list com 8 músicas autorais, e as lançou na internet a efeito de divulgação. As músicas tiveram grande aceitação no youtube, e a cada faixa que era lançada, a banda angariava mais notoriedade nas redes sociais as quais seus integrantes eram participantes.


Entre os anos de 2012 e meados de 2013, o Monstractor, com base em suas faixas autorais, realizou diversos shows na região sul fluminense do Rio de Janeiro, na capital, na capital de São Paulo, e em alguns festivais e cidades de Minas Gerais.Em 2014 a banda decidiu buscar um maior profissionalismo, o que levou-os diretamente aos cuidados de Marcello Pompeu e Heros Trench (Integrantes do KORZUS e produtores musicais do renomado MR.Somstudio -SP).


Maverick - Thrash Metal - São José do Rio Pardo/SP


A Maverick foi fundada em novembro de 2011 pelo vocalista e guitarrista Gabriel Sernaglia

juntamente com o baterista Gustavo Polississo na cidade de São José do Rio Pardo – SP; Seu nome foi baseado no motor do lendário automóvel da Ford, o Maverick, por sua potência e ronco ensurdecedor. Com influencias variadas que complementam suas raízes Thrash, a banda aborda em suas letras criticas sociais, conflitos internos e a constante desumanização da sociedade.


Cherry Ramona - Rock - Criciúma/SC


A origem da banda é uma incógnita, sabe-se apenas que Naldo Arraes deu inicio a aventura de encontrar os integrantes e montar a banda a partir de uma convocação feita por uma “entidade secreta”, sua empresária, a “RAMONA”. A partir deste momento, muita coisa aconteceu até o dia 04 de Agosto de 2015, onde uma banda com o nome de Cherry Ramona fez um primeiro show, tendo a participação da Comunidade Nin-Jitsu, enquanto isso, a verdadeira formação estava em treinamento psicológico para enfrentar o que estava por vir.  Depois de uma lavagem cerebral, a banda original, deu inicio a caminhada juntos onde o fim é uma incógnita...


Decolle - Pop Rock - Orleans/SC


Decolle teve inicio em 2014 com outro nome, após uma junção do sobrenome do idealizador Henrique "Colle" com "Decolar", surgiu o nome "DECOLLE". A logo da Decolle, conta com uma CORUJA que significa a ideologia da banda de que mesmo quando se tem o campo de visão "tapado por alguém" devemos ampliar a visão assim como as 'corujas', tendo assim uma visão mais ampla e detalhada sobre tudo, a logo conta também com um símbolo "hippie" que também está ligado outra ideia da banda que a verdadeira utopia do mundo é sem dúvidas, a paz. O desapego das coisas desnecessárias e materiais ao extremo, sem falar que amar as pessoas como se não houvesse o amanhã, é mais gratificante do que qualquer bem material. A única banda presente no Volume 1 e Volume 2.


Stone Head - Rock - Criciúma/SC


Stone Head é uma banda recém formada, tendo inicio na cidade de Criciúma. Sua estreia ocorreu no ano de 2016 no Meteoro Festival, junto do Zander. Ficou conhecida por estar no meio de muitas bandas covers, sendo uma das poucas que lançou um single logo em sua estreia, esse single estará na coletânea. 


Tumulto - Heavy Metal - Foz de Iguaçu/PR


O Tumulto é de longe a banda mais antiga de Foz do Iguaçu em atividade, sua carreira iniciada em 1991, nos arredores do Porto Meira, rendeu a gravação do primeiro LP de rock da cidade, além de demo-tape, singles e um cd, o Fight. A banda passou por várias mudanças de formação mas já a bastante tempo conta com os irmãos Germano e Márcio Duarte (Guitarra/Vocal e Bateria) e Rafael Urnau (Baixo).

Peltstrok - Hard Rock - Garobapa/SC


A banda surge no final de 2015 com caráter apenas instrumental. A formação inicial contava com Gustavo Schatt (guitarra e teclado), Dalthon Salazar (contra-baixo), Jeff Salazar (guitarra) e Jhonti (bateria). Com esses integrantes a banda gravou o clipe da música instrumental "Blue Sky". Pouco tempo depois, Jhonti deixa a banda e Nathan Lemos assume a bateria, sendo então gravado o clipe de outra música instrumental, dessa vez a "Born Again". Em março de 2016 a Peltstrok resolve deixar de ser apenas uma banda instrumental, então convidam Igor Yama para integrar a banda como vocalista. Além de Igor, Dalthon também começa a ser responsável pela parte vocal da banda. A característica do som da Peltstrok é pela linha do Rock Progressivo, Hard Rock, Punk Rock e até alguma coisa de Heavy Metal. O objetivo principal é levar esse som mais "pesado", porém falando de uma Mensagem de esperança, de paz, de graça, de um amor sem limites. 


Ember of Renewal - Metal - Florianópolis/SC


Ember of Renewal é uma banda de metal de Florianópolis - SC formada em Novembro de 2016.


Influenciados por bandas como Avenged Sevenfold, Falling In Reverse, Bullet For My Valentine, entre outras... A banda lança seu EP de estréia titulado "Beaten By Demons" no dia 15 de Fevereiro, gravado e mixado por Renan Socoloski no Socoloski Recordings, e disponível em todas as plataformas de streaming contendo 5 faixas autorais. 


Turn Off - Hardcore - Criciúma/SC


A banda Turn Off foi criada em fevereiro de 2010, como praticamente toda banda nasce: amigos de escola querendo fazer um som para se divertir. O primeiro show aconteceu na Feira de Ciência e Tecnologia da SATC, escola em que três dos integrantes estudavam. A banda se propôs, então, a fazer um festival por conta própria e assim fez, sendo seu primeiro show numa casa noturna (o extinto Manga Rosa, em Içara). Ainda em 2010 a banda foi no programa Na Pilha, da TV COM em Florianópolis. Nesse primeiro ano de existência, a Turn Off já tinha 3 músicas próprias que vieram a compor seu EP: Encantada, Promessas Falsas e Aqui no Bar . Nesse ano perdemos um integrante, Jonathan Machado, que passou pra federal em Florianópolis. Foi o primeiro baixista da banda.

Os anos de 2011 e 2012 foram marcados por uma frequência maior de shows, tocaram no Rock’n Show, Domo Pub (antigo diretório), Bbbowling, União Mineira, Laguna, e no meio de tudo isso, no ano de 2012, começaram a gravar seu primeiro EP intitulado “Todos Contra Todos”, produzido pelo amigo e músico Leandro Benincá. Esse EP contém 6 faixas, todas autorais. Ele foi gravado entre o ano de 2012 e 2013, tendo seu lançamento no evento de nove anos da A Hora Hard, mídia independente de SC, que aconteceu no Balada Pub. Em 2013, a banda participou no Grito Rock de Criciúma e abriu o show do Tequila Baby, ambos no Domo Pub. Ainda nesse ano, a banda conseguiu alcançar uma “tara” pessoal: tocar no Ventuno Pub.


Boca Braba HC - Hardcore - Viamão/RS


A Boca Braba Hardcore é uma banda da cidade de Viamão do Rio Grande do Sul. Na estrada há pouco mais de dois anos, surgiu da vontade de quatro amigos de fazerem um som pesado, na contramão do comercial.  A banda se inspira muito no estilo New York Hardcore, mas com uma forte influência de bandas como Raimundos, Suicidal Tendencies, Rage Against the Machine, Biohazard, Madball. No início de 2015 a banda somou mais um integrante, Hígor Cavalheiro, como segundo guitarrista, o que acrescentou mais peso ao já pesado som da banda.

Defina - Hardcore - Estância Velha/RS


Formada no ano de 2012 em Estância Velha, Rio Grande do Sul, a banda Defina logo lançou seu primeiro trabalho. Um EP intitulado "O Que Os Olhos Não Veem" que ganhou até um videoclipe. EP difícil de se encontrar já que a formação da banda era bem diferente. Após um pequeno hiato em 2014, a banda voltou com força total já em gravação de seu primeiro álbum. "Estranho Modo de Vida" levou dois anos para ser lançado, já que foi feito de foram independente. Mas a demora valeu a a pena. Contendo 10 faixas totalmente em português, o primeiro álbum da banda gaúcha veio com uma qualidade sonora enorme. Ótimas faixas sobre as maneiras de se levar a vida como "Cobaia Viva", "A Jaula", "Bom Homem", "Somos Todos Iguais" fazem com que "Estranho Modo De Vida" seja um dos melhores álbuns de estreias de bandas brasileiras. O álbum está nas grandes plataformas digitais como bandcamp, youtube e spotify.


Reduto - Rock - Rio de Janeiro/RJ


Desde 2012 na estrada, o Reduto vem se reinventando. Dos frutos do primeiro trabalho ao recém lançado EP Inverso, a banda de rock do Rio de Janeiro busca novas texturas e receitas musicais. A nova cena do rock está se consolidando e o grupo carioca vem conquistando seu espaço.


Kike Oliveira - Rock - Imbituba/SC


Depois de ter tocado em algumas bandas durante a sua adolescência, Kike fez seus primeiros shows como artista solo após se mudar para Lages, no interior de Santa Catarina, tocando em festas da faculdade. Retornando à sua cidade natal, decidiu gravar seu primeiro CD, produzido por José Roberto Chapolin. Gravou voz, violão, guitarra e bateria. O lançamento ficou marcado por um lindo evento n'O Botequim, no qual Kike Oliveira apresentou para o público suas 10 músicas inéditas. Atualmente Kike vem tocando em bares, pubs e festas de Imbituba e região, ao lado de grandes músicos e amigos: Bruno Nazário (baixo), Richard Espindola (bateria) e Mateus Perfeito (guitarra). O álbum completo está disponível no Spotify, AppleMusic, Deezer e nas principais plataformas digitais. Além disso, um trabalho de voz e violão está sendo divulgado no seu canal do YouTube.


Pinhead - Rock - Caxias do Sul/RS

A Pinhead trabalha com letras críticas, irônicas, sociais, humorísticas, vilêríticas e políticas. Na cena Rock de Caxias do Sul-RS. Banda guerreira do Rock para a coleção da boa música do Rock Gaúcho. Desde 2002, a Pinheads está no cenário esbanjando boas músicas, procurando não se rotular e prender a um único gênero e não seguindo uma linha de composição. De letras politizadas, cômicas à vivências dos amigos, Pinhead é acima de tudo uma família.


Luciano Granja Grupo - Rock 'n Roll - Porto Alegre/RS


A banda surgiu de forma despretenciosa em 2010, a partir da reunião do guitarrista Luciano Granja e o baixista Fernando Peters para fazer alguns registros musicais. O resultado foi tão bacana que, em 2011, Tio Vico foi convidado a gravar os vocais e Luigi Vieira passou a integrar o grupo, assumindo a bateria. A primeira apresentação ao vivo do grupo acabou acontecendo somente em 2013, mas desde então já somam na bagagem  diversas apresentações importantes pelo Sul do país. Já em 2016, Luciano Granja Grupo lança o primeiro disco da carreira. Intitulado com o mesmo nome, apresenta 10 faixas autorais, com destaque para canções como “Carta” - o primeiro single de trabalho -, “Matemática”, “Vontade de Voar” e “Escuro”, que traz a participação especial de Pedro Veríssimo. Além da forma física, o álbum também está sendo lançado nas principais plataformas digitais como iTunes, Spotify, Deezer e Rdio. 


Liférika - Rock n Roll - São Paulo/SP


A banda nasceu em 2011, no Taboão da Serra. Fizeram grandes shows; os principais foram no Céu Campo Limpo(abrindo para a banda de Luiz Thunderbird, Devotos de NSA), Casa de Cultura Santa Tereza- um espaço cultural bem legal em Embu das Artes, Escorpiões Moto Clube, Hang Loose Bar Rock, Garage Cafe Motorparts, entre outros. Então é isso, se você deseja um rock até a medula, sem firula, confira um show do Liférika, os bons tempos do rock nacional(anos 80, e atual), e o punk 77 estão de volta.


Hellio Costa - Hardcore - Laguna/SC


Formada em 2014, na cidade de Laguna a banda Hellio Costa traz um hardcore inspirado em bandas nova-iorquinas como Madball, Hatebreed, Biohazard, entre outras. O grupo possui muitas músicas autorais, e estão em processo de gravação de seu debut álbum, que será lançado virtualmente através das plataformas virtuais dos músicos. Dentre suas canções destacam-se “Carne de Ladrão”, “Eu Não Atravesso Na Faixa De Pedestre”, e “Infanto Atirador”, todas disponibilizadas no Soundcloud da banda.



Melanie Klain - Metal - Mococa/SP


Um projeto que ficou escrito em um caderno por mais de 5 anos e agora toma forma, partindo de um alicerce muito firme. Uma família, pode-se assim dizer sobre esses 5 amigos. Que pelo amor a musica se reuniram em busca de passar uma mensagem direta sobre todo mal que a corrupção causa sobre a sociedade.

Iniciado o projeto no ano de 2007, os amigos Violla (G) e Duzinho (v), seguiram lutando pela formação ideal da banda passando por inúmeras dificuldades para fixar membros que não dispunham de tanto interesse. Com todos os problemas, foi dado uma pausa em tudo isso com uma discussão (sadia) entre os dois fundadores. 
A amizade não foi prejudicada por esse motivo, onde Duzinho pôs fim a banda onde sempre fez disso um ideal a se cumprir. Mas algo naquela amizade ainda faltava aos finais de semana, onde ainda mais aumentaria a dor de não ter levado a frente o projeto a cada vez que se pegava um violão e tocasse ao menos 5 ou 6 riffs das composições da banda. Um sentimento de "poxa, poderia ter dado certo" sempre apunhalavam os dois integrantes. Passado todos esses anos, com a evolução mais do que escancarada em Chapolim como guitarrista, em uma conversa teve-se o acerto de retomar todas as ideias para se formar novamente a banda e seguir em frente o sonho de se fazer ainda mais valer a pena ter o convívio um pelo outro.


Vate Cabal - Rock - São Vicente/SP


Vate Cabal é uma banda de São Vicente Baixada Santista São Paulo Brasil formada em 2003 e faz um rock/metal de protesto com letras em português e guitarras pesadas com influencias de bandas como Metallica, Black Sabbath, Megadeth, Legião Urbana, Titãs e outras. Com sua temática e letras forte procura fazer um som nítido e trabalhado. O nome da banda faz uma menção e/ou uma homenagem a todos os poetas, profetas e escribas, ou seja, a todos que dedicaram a vida ao oficio da escrita da palavra seja criticando, elogiando ou mesmo relatando o mundo em que viveram ou vivem.


Sobre apoios.


Diferentemente do primeiro volume, apenas cinco apoiadores serão expostos na contra-capa deste volume, são eles: 

A Hora Hard, mídia que inspirou e incentivou O SubSolo a surgir.

Du Canto Store, loja que é parceira do blog desde o inicio. 

Drakos Beer Pub, pub que abre as portas para eventos do blog.

InSoulitary, dispensa legenda, banda que admiramos e parceiros incontestáveis. 

Ananda Silveira Fotografa, parceira desde o inicio. 


Agradecimentos.


Aos cinco apoiadores, as vinte bandas e André Bortolai, estes citados são os maiores responsáveis pelo segundo volume, não mediram esforços para ver o trabalho criar forma. Obrigado!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários: