19 maio, 2017

Chris Cornell: nossa última homenagem a um dos maiores frontman's que ainda nos encantava

Para os mais leigos, talvez não consigam associar quem é Chris Cornell, mas basta citar bandas como Audioslave ou Soundgarden que logo se arrepiam lembrando dos vocais de ambas. Em 20 de Julho de 1964 nascia em Seattle, o jovem Christopher John Boyle, anos mais tarde retiraria o sobrenome "Boyle" adotando o nome de solteira de sua mãe "Cornell", após o divórcio conturbado de seus pais. O seu primeiro instrumento de infância foram as teclas, mais precisamente o piano, mas incrivelmente começou sua carreira como baterista. Foi em 1984, junto do guitarrista Kim Thayil e do baixista Hiro Yamamoto, formaram o Soundgarden, sendo que no inicio Chris tocava bateria e cantava, até Matt Cameron assumir as baquetas.



Ao contrário de todos os veículos de comunicação - com exceções raras - estamos procurando homenagear uma das vozes mais marcantes do Rock e não apenas noticiar seu falecimento nesta data (17 de Maio de 2017). Chris era um cara que valorizava suas amizades, uma de suas atitudes famosas quanto a isso foi em 1990 quando Andrew Wood (Mother Love Bone) morre por overdose de heroína, foi assim que Chris compôs as músicas:  "Say Hello To Heaven" e "Reach Down". Foi compondo essas músicas que o compositor se aproximou dos músicos, Jeff Ament, Stone Gossard, Mike McCready e Eddie Vedder (os últimos atualmente do Pearl Jam) e juntos formaram o Temple Of The Dog, que veio a encerrar as atividades após o lançamento do disco autointitulado em 1991.

Por falar em 1991, foi nesse mesmo ano que o Soundgarden ganhou um destaque maior, com o lançamento do disco "Badmotorfinger", pois graças a ativa cena em Seattle e as músicas presentes no trabalho como: Rusty Cage, Outshined e Jesus Christ Pose a conquistarem público alternativo, sendo assim, alcançaram a posição de Nº39 no Billboard 200 , lembrando que nesse mesmo ano tivemos os lançamentos de Ten do Pearl Jam e Nevermind do Nirvana. Acha que acaba por ai? No ano seguinte o "Badmotorfinger" foi indicado ao Grammy de melhor disco de Metal, fora isso em outros anos seguintes muitos ainda lembravam deste clássico.

Pulando mais alguns anos, passando por 1999 onde o Chris Cornell lançou o poderoso álbum solo " Euphoria Morning" que vendeu mais de 300 mil cópias com direito a indicação ao Grammy - novamente -, fora os trabalhos dignos que o Soundgarden fez nesse meio tempo, foi no inicio dos anos 2000's, que Chris se une a Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk todos ex-membros do Rage Against the Machine e lançam o projeto "Audioslave", que em 2002 traz o álbum autointitulado com faixas como "Cochise, "Show Me How to Live", "What You Are", "Like a Stone" e "I Am The Highway". O álbum foi certificado como disco triplo de platina.

Qual músico não gostaria de ter um currículo destes? Foi então que essa semana, ecoará um silêncio em meio ao Rock, uma das vozes mais arrepiantes, cale-se de forma trágica, aonde mais um ser humano com tanta dor, tira sua própria vida. Fica nossa singela homenagem, uma matéria um pouco diferente das publicadas, resolvemos contar um trechinho da vida desse grande ícone, descanse em paz, sua música nunca morrerá!



Discografia
Com Soundgarden

    1988 - Ultramega OK
    1989 - Louder Than Love
    1991 - Badmotorfinger
    1994 - Superunknown
    1996 - Down on the Upside
    2012 - King Animal

Com Temple of the Dog

    1991 - Temple of the Dog (álbum)

Com Audioslave


    2002 - Audioslave
    2005 - Out of Exile
    2006 - Revelations

Carreira solo

    1999 - Euphoria Morning
    2007 - Carry On
    2009 - Scream
    2009 - Long Gone
    2011 - Songbook
    2015 - Higher Truth
 
Até logo, Chris!
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário