22 junho, 2017

Especial: O caso das mulheres é grave! #1

Nesta semana, reunimos bandas com mulheres no comando dos graves. Tenho um apego muito particular com o tema, por ser mulher e tocar baixo.


Quando demos início à busca das bandas, não imaginamos que haveriam tantas: encontrar 20 bandas foi uma surpresa imensamente boa! Pelo número muito grande, optamos por dividir a matéria em duas: 10 bandas de cada vez. 

O baixo é o instrumento responsável pela ligação entre as partes rítmicas e harmônicas, fazendo o "meio campo" entre a bateria e a(s) guitarra(s). As músicas que são avaliadas como boas possuem um ritmo consistente, um pulsar forte. Esta é a prioridade do baixo, deixando evidente o valor dele. Juntamente com a bateria, forma a "cozinha" de uma banda, o pulso da música.

É impossível falar desse instrumento sem falar de grandes nomes: como o revolucionário Jaco Pastorius, Cliff Burton, Geezer Butler, Steve Harris, Steve DiGiorgio, David Ellefson, Jason Newsted, Gene Simmons, Robert Trujillo, Rex Brown, Lemmy Kilmister, Flea, Duff McKagan, o brasileiro Felipe Andreoli e muitos outros. Mas e as mulheres? 

Tenho o prazer de apresentar a vocês 10 nomes femininos que tocam baixo em bandas autorais de Rock/Metal no Brasil:

JULIA GOETTEN WAGNER: única mulher no trio de Thrash Metal Vultorn de Curitibanos/SC, formado em 2012. Além da Vultorn, também integra uma banda tributo ao Death, a Misanthrope. Já tive a oportunidade de vê-la tocando. Sua velocidade e precisão são simplesmente incríveis!

ANDRESSA KAAM: única mulher na banda de Rock 'n' Roll Estado Imaginário de Itupeva/SP, formada em 2015. A banda tem várias influências do cenário musical, abrangendo também a apreciação literária de grandes nomes da poesia universal como Rimbaud, Chesterton, Pessoa e Neruda.

PATRÍCIA BRESSIANI: também único nome feminino na banda Decimator, Thrash Metal de Porto Alegre/RS formada em 1999. A banda, influenciada pelo precursores do estilo, já possui 2 álbuns, "Killing Tendency" (2003) e "Bloodstained" (2011), ambos com faixas rápidos e agressivas.

ALICE: frontwoman do power trio feminino de Metal Indiscipline, formada em 2012 no Rio de Janeiro/RJ. A banda possui como influência principalmente AC/DC, Motörhead, Crucified Barbara, Alice in Chains, Girlschool, Chrome Division, Pantera, Black River e Johnny Cash.

LAURA CASTEGNARO: integra a banda feminina de Curitiba/PR Fearless Woman. A banda surgiu em 2015 com o objetivo de fazer um som simples e direto, mesclando o Rock 'n' Roll, o Hard Rock e o Heavy Metal.

VAMPY: integra a She Hoos Go, banda de hardcore autoral, formada em 2010 na cidade de Pelotas/RS. Traz em suas letras situações do cotidiano das integrantes e do universo feminino, buscando a subversão social e o empoderamento feminino, conforme o movimento Riot Grrrl da década de 90.

VIC ESCUDERO: faz parte do time da Melanie KLAIN, de Mococa/SP, que se autointitula Metal de Protesto. A banda foi formada em 2007 e trabalha com letras de alto conteúdo crítico ao sistema de vida do país. Lançou seu primeiro disco "Análise do Caos" em 2016.

FERNANDA LIRA: frontwoman da imbatível Nervosa, power trio feminino de Thrash Metal de São Paulo/SC. A banda já lançou dois álbums "Victim of Yourself" (2014), "Agony" (2016), além de videoclipes muito bem produzidos. Nervosa atualmente trabalha no novo álbum, com previsão de lançamento para 2018.

FERNANDA GOMES: frontwoman do power trio feminino de Thrash Metal Losna, de Porto Alegre/RS. A banda, iniciada em 2004, destila a raiva e a violência através de riffs pesados, baixo insano, bateria destrutiva e vocais agressivos.

PATRÍCIA PORTO: ajuda a construir o Metal Extremo da M26, formada em Pelotas/RS no ano de 1997. As letras são cantadas em português e a banda possui influências melódicas, o que pode ser apreciado na sua demo "Sentimentos Sombrios" (2001), na qual se adicionaram instrumentos como teclado, flauta e violino.

Fique ligado na segunda edição dessa coluna na próxima quinta, onde apresentaremos mais 10 baixistas!

CONHEÇA AS BANDAS APRESENTADAS NESSA EDIÇÃO
VULTORN / ESTADO IMAGINÁRIO / DECIMATOR / INDISCIPLINE / FEARLESS WOMAN / SHE HOOS GO / MELANIE KLAIN / NERVOSA / LOSNA / M26 


Alguns lugares legais para saber mais sobre o baixo: 
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário: