12 outubro, 2017

Dicas: dez dicas para uma banda iniciante #3

Voltamos com mais um "dicas". Uma coluna que nos proporciona passar ao músico/banda sugestões para melhorar ainda mais o material e em certos casos a atitude do músico no cenário independente.



01) Não faça panela, mas faça parceria. Sempre existirá uma outra banda na sua cidade ou região que você tenha mais amizade, aquela banda que criará uma sintonia junto da sua, faça parceria e não panela. Convide novas bandas para montar um evento, dê oportunidade, pois futuramente você não imagina agora, mas pode ganhar oportunidade daquelas bandas que um dia você abriu as portas.

02) Compartilhe nas redes de sua banda, lançamentos de outras bandas.
Isso só fortalece o laço de amizade e demonstra a sua cooperatividade no cenário musical independente. Por mais que muitos leigos ainda afirmem que "não existe cena", você deve fazer a sua parte, não que isso seja obrigatório, mas fazer o bem nunca é demais.

03) Cuidado com sua agenda. Se sua banda não tem uma alteração de repertório constante, vários shows em uma única cidade com diferença de tempo pequena, pode manchar o nome da banda e baixar o publico. O motivo está em que o publico está sedento por ver coisas novas, então a sugestão é simples: acrescente sempre novas músicas no seu repertório, novidades ou seja mais criterioso com agenda.

04) Quando tiver pronto, viaje. Após conquistar o publico da sua cidade e sua região, é hora de levar sua música para novos ouvidos, que tal um final de semana em outro estado? Faça contatos pela internet e conheça outras bandas, uma pode ajudar a outra.

05) Faça lives sessions. Tem um equipamento de boa qualidade, como uma GoPro? Invista em live sessions, essa novo jeito de divulgar bandas e movimentar o canal do YouTube está trazendo mais publico do que discos gravados e jogados em streaming.

06) Faça shows fardado com merchan de bandas parceiras. Isso já é algo constante, mas muitos ainda se prendem as camisetas clássicas como: Iron Maiden, Metallica, Sepultura e afins. Mas o bacana mesmo é tocar com camisetas de bandas regionais, isso fortalece cada vez mais o cenário.

07) Tenha um foco e siga ele rigorosamente. A partir do momento que você tem um foco, você saberá para onde quer ir, como chegar e por onde começar. Quando você compõem suas músicas já nesse quesito, você consegue imaginar quais releituras pode trazer para abrilhantar seu repertório e como se comportar em diversas situações, foco é importante. (Dica enviada por Iuri Cremo do Cultura em Peso)

08) Cuide de sua voz e da afinação de seus instrumentos. Um show é sempre esperado um espetáculo por parte do publico, uma afinação fora do tom ou uma voz rouca e sem consistência, pode sim arruinar todos os ensaios pré-show que sua banda fez. Cuidar da sua voz dias antes da apresentação é crucial e nem tão trabalhoso assim. (Dica enviada por John Kuntze)

09) Mantenha suas redes atualizadas. Não adianta você criar Facebook, Instagram, Twitter e diversas outras redes se caso você não tem ambição de atualiza-las. Isso não quer dizer que todo dia você deve postar alguma coisa, mas deixa-las sempre em movimento é algo que demonstra sua preocupação com o público que o segue. 

10) Quando for compor, escolha uma língua que você(seu/sua vocalista) domine. Hoje enfrentamos muitos shows onde a banda procura compor em Inglês e em alguns casos vem aquele "enrolation" de frases e palavras cantadas. No atual momento, várias pessoas tem conhecimento de outras línguas e estranham as frases desenroladas pelo seu/sua vocalista.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário para sabermos sua opinião e deixe sua sugestão de dicas para o próximo!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário