23 janeiro, 2018

Resenha: Poderosa Ação Desengripante - Costeletas (2015)

Já faz algum tempo que não ouço uma banda que faz rock com pitadas de Rockabilly. Os rio-sulenses do COSTELETAS vão mais além quando misturam esse gênero com rock retrô cinquentista e sessentista e elementos da Jovem Guarda. O nome da banda vem da música “Os Costeletas”, de Renato e Seus Blue Caps de 1964 e a estética remete aos tempos dourados do rock dançante. 




Em seu segundo álbum “Poderosa Ação Desengripante”, os caras de Rio do Sul repetem toda a irreverência e alto astral do debut “Músicas De Tirar A Mão Do Bolso”, de 2012. Em pouco mais de 27 minutos eles destilam o mais puro rock-para-não-ficar-parado. Em “Assim Como Você” o trocadilho infame e malicioso dá o tom do que vem ao longo de 10 faixas. Uma comparação com Léo Jaime oitentista é inevitável, mas nem por isso os COSTELETAS não tem lá sua originalidade. Posso afirmar que eles fazem um som honesto, despojado e divertido.

É preciso curtir o som, mas também prestar atenção em algumas letras. É o caso das faixas “Clichê”, que traz uma boa descrição de um sujeito sem originalidade e “Flor Rara”, que nada mais do que é uma história de amor contada de forma simples, para muitos, e piegas, para outros. Todas as músicas formam narrativas de um cotidiano sem muitas expectativas, em meio a guitarras com riffs que remetem à energia do rockabilly e ao alto astral da Jovem Guarda.

Produzido de forma simples, mas com boa sonoridade “Poderosa Ação Desengripante” é rápido, dançante e resgata um gênero até então esquecido entre tantas vertentes do rock’n’roll. Embalado e cheio de vigor, o álbum não tem grandes pretensões, mas apenas fazer a galera dançar numa noite qualquer de rock’n’roll. Como diz a banda: “pena que a energia que a galera nos manda nos shows não dá pra explicar, só vendo mesmo!”. É essa mesma energia que se ouve do início ao fim neste álbum, tirando a mão do bolso e limpando a ferrugem com uma “Poderosa Ação Desengripante”.



FORMAÇÃO
Fernando Ávila
Guilherme Frahm
Rafael Tschumi
Rodrigo Fronza


TRACKLIST

01) Assim como você
02) Clichê
03) Segunda-feira
04) Flor rara
05) Debaixo do meu cobertor
06) Cuidado amigo
07) Ela não se importa
08) Tudo em cima
09) Entediar
10) Roqueiro de pantufa
Material enviado pel'A Hora Hard

Material resenhado por Hermes Gregório
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário