Dicas: Sonorização e Artista – Dicas para trabalhar juntos - #04


Qual a função do técnico de som da locadora?


Artistas solos, bandas, orquestras, DJ, não importa a sua profissão dentro da música, essa coluna é pra você que lida com esses dois tipos de pessoas. Vou tentar falar um pouco sobre essa relação de músico e técnico de som e com isso tentar ajudar a resolver problemas corriqueiros da noite Rock N’ Roll. Serão três etapas de coluna e a cada uma eu deixarei uma dica.

Meu nome é Eduardo Valcanaia, sou baixista de uma banda de Rock, já tive uma banda de Hardcore e fui durante um ano meio técnico de som de uma sonorização em Criciúma. Estudei no IGAP – Instituto Gaúcho de Áudio Profissional. Vivi e vivo até hoje os dois lados da “coisa”, então quero ajudar todos vocês a se entenderem.

Atuando como técnico de som da Skatula em Florianópolis, 2017.
Foto: João Lucas Dal Farra


Hoje quero falar sobre o lado dos técnicos de som. Você que é músico, tem que entender que quando vai tocar num lugar, a sonorização foi contratada para fornecer o som e fazer funcionar. O técnico da locadora não tem obrigação de mixar/passar o seu som. A função de um técnico de som numa locadora é atender a banda e o técnico de som da banda. Por exemplo:

Técnico da banda
- Cara, preciso de um cabo XLR. (Cabo de microfone para os leigos)

O técnico da locadora pega o cabo e entrega para o técnico da banda. Ou seja, ele não tem a obrigação de mixar sua banda, passar os retornos, aumentar a guitarra, porque ele foi contratado para atender. Muitos acabam fazendo tudo quando recebem um bom cachê da locadora ou está atendendo bandas parceiras. Porém conheço muitos que recebem um cachê de R$100,00/R$150,00 e cobram do artista/banda caso eles não tenham técnico de som. 



Isso acaba causando conflitos, brigas e muitas outras coisas que não vale eu entrar em detalhes. Ao ponto de vista de quem atende na locadora, os técnicos, é que toda banda tem que ter o seu técnico. Até porque ele sabe o que a banda precisa e como a banda precisa. A pessoa que te atende na locadora não faz a mínima ideia do quanto de delay você usa no seu vocal e pode ser que ele exagere em algo e acabe estragando o seu show. Indo mais além, as vezes a banda utiliza VS ou algo diferente no seu show e acaba dando um problema que o músico não sabe resolver.

A locadora chega as 10h da manhã para montar o som e ficam até as 5h da manhã do outro dia quando encerra o evento. Isso é cansativo e muitas vezes nada rentável, mas muitos tem esse trabalho por amor a música e ao áudio assim como nós artistas. 



Então aí vai a minha dica para os artistas: Nunca, em hipótese alguma trate mal um técnico de som. Pois eles tem o poder de deixar o seu show incrível ou horrível. E ninguém quer isso. Abra mão de uma parte do seu cachê e leve um técnico com você, assim você tem de quem cobrar e terá mais segurança no seu show.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário:

  1. O MAIS CERTO E COLOCAR UMA ARMA NO CABEÇÃO DO TÉCNICO DA LOCADORA E GRITA DA VOLUMEEEEEE DA VOLUMEEEEEEE !!!

    ResponderExcluir