Entrevista: Alexei Leão (Célula Showcase)

Conversamos com Alexei Leão, proprietário da Célula Showcase, uma das casas mais culturais de toda a capital catarinense. Fora isso, "Xei" como é carinhosamente chamado pelos músicos, amigos e simpatizantes da casa, também é vocalista da Stormental, uma banda autoral muito respeitada de Santa Catarina. No bate-papo abordamos conversas sobre a cena atual, decepções, surpresas, projetos e muitas outras coisas bacanas, confira:




Fala Alexei, agradecemos a disponibilidade. Só para o pessoal te conhecer melhor, quem é o "Alexei Leão"?

Alexei Leão: Sou vocalista, compositor, produtor musical e sócio da Célula Showcase em Florianópolis.

Antes da fundação do "Célula Showcase" você se dedicava a banda Stormental, ter uma banda autoral teve algum envolvimento para fundar a casa?

Alexei Leão: Eu sempre trabalhei e vivi envolvido com música. A banda foi sempre a forma artística de me expressar, mas montei meu estúdio de gravação (AML Estúdio) e posteriormente entrei de sócio na Célula Showcase para estar envolvido no meio musical e trabalhar nessa área.

Stormental criou vida em 2006, como foi ter uma banda muito respeitada no cenário? E como é ter uma banda com um irmão, afinal, o Andrei Leão era um dos integrantes.

Alexei Leão: Sim, surgimos em 2006 e sempre foi um prazer enorme tocar com meu irmão. Ele é o melhor baixista que eu conheço e já toquei junto. A gente é bem do tipo irmãozão, quebra aqueles paus de família mas 10min depois já tá dando risada hahaha. Entre 2006 e 2013 fomos muito ativos com o Stormental, gravamos 2 cds, 2 eps, 2 dvds, 2 turnês internacionais, vários shows pelo Brasil e uma turnê pelo SESC. 2014 eu mudei para os EUA, onde me formei em Engenharia de Áudio, e o baterista Marcos Feminella mudou para Berlim, onde vive até hoje. Não digo que a gente acabou, estamos apenas sem tempo e sem possibilidade de nos juntar para tocar, mas quem sabe ainda gravaremos algo e faremos alguns shows.

Antes de abordar sobre a criação do "Célula", queria parabenizar pois no ano de 2017 foram mais de 150 shows autorais, não é mesmo? Como foi organizar todos esses eventos?

Alexei Leão: Sim cara e em 2018 não será diferente. A gente acredita que temos quase um dever de dar espaço para bandas autorais. A maior dificuldade em organizar eventos assim é pagar as contas, por isso temos que revezar com outros tipos de evento, mas é uma luta diária porém que dá muito orgulho.

Ainda sobre os 150 eventos autorais, você teve retorno esperado do público?

Alexei Leão: Alguns sim, alguns não. Para um evento dar certo a banda tem que fazer o papel dela e pegar junto com a casa na divulgação e organização de tudo. Então varia bastante.




Hoje uma casa no Brasil, consegue viver 100% do autoral?

Alexei Leão: Praticamente impossível. As contas são muito altas e precisamos pensar sempre nos números e botar na balança o que a gente quer fazer de evento, o que a gente gostaria e o que temos que fazer para pagar as contas no final do mês.

Um projeto da casa que era muito bacana, era o "Palco Célula". Qual o motivo do programa não ter tido continuidade? Pensam em voltar no futuro?

Alexei Leão: Adoro o palco célula. Paramos de fazer por falta de tempo e também de retorno. Todo mundo ali trabalhou por amor a causa, sem nenhum dinheiro! Porém, a qualidade de vídeo e áudio principalmente é igual a um DVD de valor alto. As mixagens eu sempre fiz no meu estúdio com o maior cuidado possível, são muitas e muitas horas de trabalho envolvido. Daí todo mundo envolvido ficou um pouco decepcionado com alguns números. Alguns programas tiveram pouco mais de 300 views e teve banda que nem membro dela compartilhou, por isso a coisa esfriou. Quem sabe mais pra frente a gente volte a fazer, gosto muito do formato 

Entre algumas decepções, quais os shows marcaram esses dez anos de "Célula Showcase"?

Alexei Leão: Vish hahahahahaha... São algumas, mas honestamente a maioria das vezes nem são os shows em si, mas alguns membros de bandas, alguns produtores arrogantes e alguns técnicos de som que se acham maiores que as bandas! Minha dica quanto a isso é, não conheça seus ídolos, você pode se decepcionar e perder bandas que gosta de ouvir na sua playlist hahahaha.

Agora deixando tudo de lado. Queremos saber como você. Como o 'Alexei Leão' vê a cena independente autoral atual?

Alexei Leão: Temos a melhor safra da história! Muitas bandas excelentes produzindo materiais de alta qualidade e fazendo shows animais. Temos que buscar o público e divulgar bastante para que isso se transforme em números (público, casa noturnas, etc).

Alexei, obrigado pela disponibilidade cara, desejamos muito sucesso ao Célula Showcase, afinal, cobrimos muitos eventos na casa e estamos ai sempre que possível, Alguma mensagem para os leitores?

Alexei Leão: Apoie a cena local sem fazer favor pra ninguém, mas sim pela qualidade das bandas que existem, que estão na ativa e produzindo coisas boas! Vida longa a'O SubSolo.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário