Entrevista: Rômulo Dias (Designer)




Poderia se apresentar para as pessoas que ainda não o conhece e dizer o que você faz? 

Rômulo Dias: Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade.

Meu trabalho consiste em desenvolver a identidade visual das bandas, seja na criação de Logos, símbolos, artes para capa, encarte, mídias sociais, layouts de sites e etc. Meu trabalho é fazer a diferença entre as artes de bandas, fazer o fã ou futuros fãs, quererem conhecer a banda e numa época em que somos bombardeados por tantas informações simultâneas, sobra para a capa do disco a responsabilidade de fazer alguém se interessar e até mesmo se identificar de algum modo com a banda, principalmente quando se é uma banda nova e não é tão conhecida.

Já li diversos relatos de artistas que disseram que as capas dos álbuns de Metal e Rock os influenciaram a seguir por esse caminho, quais foram as suas influências para dar início em sua carreira?

Rômulo Dias: Cara, minha maior influência foi com certeza a capa do Angels Cry do Angra, eu tinha 13 anos e morava no interior da Bahia, não havia internet e o acesso a informações sobre o cenário Rock/Metal, tanto nacional como internacional, era difícil, então só conhecia as clássicas capas com caveiras (não que sejam capas ruins rsrs), mas eu não me identificava. Até o dia que vi o Angels Cry, literalmente minha visão do rock nacional mudou completamente.

Por isso falo da responsabilidade da capa fazer um futuro fã se identificar com a banda de algum modo, inclusive ainda sou muito fã do Angra. rsrsrs


Com quais bandas você já trabalhou? 

Rômulo Dias: Já trabalhei com a Phantom Elite da Holanda, Thiago Bianchi da banda Noturnall (que hoje posso dizer que é um grande amigo), com a banda Heretic de Goiânia, Ignispace, Black Crow Feather entre várias outras.



Seu estilo é bem particular e suas artes são de fácil identificação, poderia falar um pouco sobre como você desenvolveu esse estilo próprio?

Rômulo Dias: Sempre gostei muito de animes, pois muitos tinham cenários incríveis, personagens abstratos, cores marcantes. Então juntei isso ao meu gosto por esculturas clássicas greco romanas e pinturas barrocas, então hoje com esse "Frankenstein" de ideias e gostos associados aos estilos e ramificações do Rock/Metal nascem as minhas criações.


Quando você está criando uma arte para uma banda ou artista, você recebe algum direcionamento das bandas ou geralmente é mais livre? Como ocorre o processo de criação da arte?

Rômulo Dias: Isso varia muito, algumas bandas já trazem uma ideia, eu faço um briefing com eles para saber qual mensagem querem transmitir, o tema abordado e dentro desse contexto eu desenvolvo a arte. Já na maioria dos casos as bandas ainda não sabem muito bem o que querem com relação a arte, então cabe a mim, de acordo com o briefing passado, pesquisar e desenvolver a ideia, então muitas vezes eu preciso saber um pouquinho de tudo para desenvolver as artes, é difícil, mas prazeroso.


De onde você busca inspiração para a sua arte?

Rômulo Dias: Como eu disse anteriormente, faço uma mistura de tudo que gosto, artisticamente falando, e somo isso ao estilo das bandas sempre buscando compreender a essência da musicalidade de cada uma.


Obrigado pela entrevista! Você gostaria de deixar alguma mensagem para os leitores do O Subsolo? 

Rômulo Dias: Sim, agradeço mais uma vez o espaço e gostaria de dizer, principalmente para os que têm banda: Invista também na parte visual da sua banda, uma arte de capa de qualidade aumenta muito a qualidade percebida pelo público, ou seja, o público irá interpretar o trabalho da banda como sendo de melhor qualidade. Além disso, o valor agregado aumenta significativamente também, fazendo com que os fãs não queiram apenas o disco, mas também outros produtos com a arte gráfica da banda, o que vai gerar maiores benefícios e divulgação do trabalho.

Quem nunca ficou tentado a levar para casa um CD/disco só porque viu aquela bela capa, mesmo que nem conheça a banda? Pois é, as artes são parte fundamental do pacote, por isso você deve contratar um profissional para criar a arte da sua banda.

E-mail: romulo.dias.designer@gmail.com
Messenger: m.me/rdd.artwork
Site: https://romulodiasdesigner.wixsite.com/rdd-artwork
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário