Cobertura: Abraxas Fest 2018 (São Paulo/SP)

Abraxas Fest 2018
Fabrique Club - São Paulo - 13/10/2018

Para comemorar o seu quinto aniversário, a produtora Abraxas decidiu comemorar em grande estilo, com um festival monstruoso que rolou nesse último fim de semana, com uma data em São Paulo (13) e outra no Rio de Janeiro (14). Esse baita evento contou com a presença de duas grandes bandas, a alemã Samsara Blues Experiment e a estadunidense Eyehategod. Como podem imaginar, as expectativas para os shows foram atendidas com perfeição e mais abaixo falaremos detalhadamente a respeito de tudo o que rolou nesse último sábado, aqui em São Paulo, na casa de shows Fabrique Club.

A abertura do local ocorreu por volta das 17h e pouco após teve início a apresentação do Noala, grupo paulistano de sludge/post-metal composto por Sandro (baixo), Rodrigo (bateria), Alessandro (guitarra), Estevão (teclado) e Marcos (vocal/guitarra). A banda fez uma apresentação curta, porém muito eficiente e atmosférica, abrindo o evento com muita intensidade e sabedoria. Destaque também para o discurso proferido pelo frontman Marcos, que citou o fato de ser um músico negro e dissertou acerca do terror do fascismo que atormenta cada vez mais a nossa realidade. 



Cerca de 18h10, é hora do ITD (Into the Dust) subir ao palco. Oriundos de Gama (DF), o quarteto de doom metal fez uma apresentação igualmente poderosa, ainda que curta, que incluiu composições como "O Escolhido", "Era Sombria" e "Peregrinação", que de acordo com Betto Nossat (vocal/guitarra), possui um videoclipe bem tosco, algo que provocou risos nos presentes. Outro show de alto calibre.




Pouco mais de 19h, a primeira atração internacional da noite inicia a sua performance pesada e psicodélica. Falo do Samsara Blues Experiment, power trio alemão de stoner/doom metal formado por Hans Eiselt (baixo), Thomas Vedder (bateria) e Christian Peters (vocal/guitarra). O show dos caras é uma experiência altamente viajante e única. Promovendo o seu último álbum, "One with the Universe" (2017), a banda nos brindou com duas composições desse trabalho, "Vipassana" e "One With the Universe", além de "Army of Ignorance" e "Center of the Sun", do debut "Long Distance Trip" (2010) e "Shringara", de "Waiting for the Flood" (2013). O único ponto negativo da apresentação do grupo foi o volume baixo do microfone do frontman Christian Peters, problema esse que prevaleceu durante todo o show. Em alguns momentos era praticamente impossível ouvir o que o músico cantava. Apesar de tudo, foi uma apresentação de altíssima qualidade. 




Por fim, às 20h30, após a montagem de equipamentos e a passagem de som terminar, é hora dos veteranos do sludge/doom metal do Eyehategod botarem a casa abaixo. Jimmy Bower (guitarra), Mike Williams (vocal), Gary Mader (baixo) e Aaron Hill (bateria) realizaram uma performance insana, crua e direta, do jeito que tem que ser. A frenética "Agitation! Propaganda!", de "Eyehategod" (2014) inicia a apresentação de forma perfeitamente caótica. Representando o disco "Confederacy of Ruined Lives" (2000), "Jack Ass in the Will of God" foi tocada na sequência, seguida pelo medley "Blank" / "Shoplift", duas composições presentes em "Take as Needed for Pain" (1993). 




O restante do repertório ainda contou com pérolas como "Lack of Almost Everything", "Sisterfucker" (Parts I & II), "Medicine Noose", "Revelation/Revolution", "Methamphetamine", "Peace Thru War (Thru Peace and War)", "Run It into the Ground", "Dixie Whisky / White Neighbor", "Left to Starve" e "Serving Time in the Middle of Nowhere". Destaque para a insana performance do vocalista Mike Williams, que chegou a jogar água nos rostos de alguns fãs que estavam a frente do palco em alguns momentos. Em poucas palavras, foi uma apresentação de primeira, com direito a Williams e o guitarrista Jimmy Bower agradecendo a presença de todos ao término do show.

A produtora Abraxas está de parabéns, tanto pelos cinco anos de atividade como pelos shows memoráveis que proporcionaram. Que venham muitas outras edições pela frente. Certamente estaremos no aguardo!

Redigido e fotografado por David "Fanfarrão" Torres

Mais fotos em nossa página oficial


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário