HellFest: a história de um dos maiores festivais do mundo

Trazemos agora o "Especial Festivais pelo Mundo", contando como foi o surgimento de grandes eventos que servem de exemplo para todos os organizadores. De grandes ideias e multidões presentes, de uma pequena reunião de amigos para milhares de espectadores. Nem tudo nasceu grande e nem todos os eventos estão ativos, porém, vale a pena contar a história de cada um.

O evento que inicia esse ciclo de matérias é o HELLFEST.


Tudo teve inicio no ano de 2000, onde pequenos eventos para a cena Punk/Hardcore eram organizados em Clisson, aproximadamente 400 quilômetros ao sudoeste de Paris, na França. O festival a dar o primeiro passo aos holofotes mundiais foi o "Fury Fest", organizado em 2002, tendo como headliner, o Agnostic Front, banda de Hardcore nova-iorquina formada no ano de 1980 e ativa até os dias de hoje.

A edição seguinte, em 2003 ocorreu em Nantes, saltando de 400 pessoas para incríveis SETE MIL PESSOAS e assim, o festival começou a tomar forma. Nessa edição, o festival contou com nomes como Hatebreed, The Exploited, Cannibal Corpse, Mastodon, Madball e muitas outras bandas.

Em 2004 o salto no cast foi absurdo, contando com uma trinca de headliners, nada menos que Slipknot, Soulfly e Testament conseguiram aumentar o recorde de 7 mil para 21 mil pessoas. Ai você para e pensa, "21 mil pessoas é muita gente, o evento foi um sucesso", nada disso, o festival não foi rentável e provocou mudanças na organização.



Já em 2005 o "Furyfest" recebeu novos investidores, e o festival durou três dias e a escolha das bandas que encabeçariam o festival foi ousado, trazendo como principais desta vez mais uma trinca, Motörhead, Slayer e The Misfits e acumulando 30 mil pessoas no evento, mais uma vez não foi rentável segundo os organizadores e o fim do festival foi anunciado. Porém em 2006 com alguns ex-organizadores e patrocinadores, resolveram criar um novo festival, voltando ao lugar natal Clisson, surgindo assim o Hellfest, realizado entre os dias 23 e 25 de Junho de 2006 com Motörhead (mais uma vez), Helloween e Saxon, mas dessa vez outros grandes nomes estavam presentes, fora essa trinca de headliners e o público foi de 22 mil pessoas. 

A partir de então o festival cresceu e se solidificou, passando nomes como Megadeth, Avenged Sevenfold, Angra, Dream Theather, Marilyn Manson, Manowar, Alice Cooper, Iron Maiden, Judas Priest, ZZ Top, Guns 'n Roses, Def Leppard, Rammstein e Linkin Park.

O resto? É história.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário