19 janeiro, 2019

O Rappa: falece com 53 anos, fundador da banda Marcelo Yuka

Marcelo Yuka, que na verdade era nome artístico de Marcelo Fontes do Nascimento Vaian de Sanata Ana, que foi um músico, compositor, ativista e palestrante, sendo conhecido como um dos fundadores da banda O Rappa e posteriormente do grupo F.UR.T.O.



Era baterista até ser baleado em um assalto no ano de 2000, fato que o deixou paraplégico, impossibilitando-o de tocar bateria. Sendo assim, notabilizou-se como compositor da maioria das canções do Rappa no período em que esteve na banda, com letras carregadas de intenso teor social e crítico. Lutou até seus últimos dias de vida através de uma ONG por realização de pesquisas com células tronco.

No dia 4 de janeiro, muitos veículos se precipitaram e anunciaram a morte do músico, o que não era verdade. O mesmo encontrava-se em coma induzido, vindo a falecer nesta madrugada de sábado (19). Já que estava internado em estado grave por conta de um quadro de infecção generalizada. O músico sofreu um acidente cerebrovascular (AVC) no dia 2 de janeiro, sendo que no meio do ano passado já havia tido outro AVC.

Músicas como "Minha Alma", "Me Deixa" e "Todo camburão tem um pouco de navio negreiro" que são clássicos indiscutíveis do Rappa, foram escritas por Marcelo Yuka, que teve sua saída oficializada em 2001 meio que conturbada do grupo, alegando a alguns veículos ter "sido expulso".

No fim, lamentamos a perda de mais um gigante talento da música brasileira.