Curiosidades: Nirvana - #01

Nirvana, a banda mais amada e odiada mundialmente. Que inclusive alguns respingos disso, caem sobre o Foo Fighters, mas a verdade é que a banda que com muita ousadia para sua época, ganhou os holofotes com o disco "Nevermind" e o resto é história...


Separamos alguns curiosidades sobre a banda, algumas desconhecidas e outras nem tanto, confira:

- O Nirvana gostava de colocar músicas escondidas em seus discos. “Endless, Nameless” aparece em algumas edições de “Nevermind” e começa após “Something in the Way”. Já “Gallons of Rubbing Alcohol Flow Through The Strip” aparece na versão internacional de “In Utero”, vinte minutos depois de “All Apologies”. “Verse-Chorus-Verse”, registrada nas sessões do “In Utero”, aparece ao final da compilação “No Alternative”, sem estar na lista de faixas do disco.

- Teen Spirit é um famoso desodorante norte-americano, mas essa não foi a origem do nome da música “Smells Like Teen Spirit”. Um dia, Kurt Cobain e uma amiga estavam tendo uma pequena discussão sobre revolução juvenil, ficaram bêbados e a garota escreveu na parede “Kurt smells like teen spirit” (“Kurt cheira a Espírito Juvenil”). Inspirado por uma possível rebelião juvenil, Kurt Cobain escreveu a música. Mas a amiga só achava mesmo o cheiro dele parecido com o do desodorante. Curiosamente, o título “Smells Like Teen Spirit” não é mencionado em nenhum trecho da letra da canção.

- O baterista Dave Grohl (hoje frontman do Foo Fighters) relata que nunca sofreu nenhum tipo de represália de seus pais por gostar de rock. Na adolescência, ele era até incentivado a ouvir bandas de som mais pesado, como Slayer, em tempos onde o governo tentou censurar o rock para os adolescentes.

- O baixista Krist Novoselic, descendente de croatas, foi apresentado por seu irmão Robert ao vocalista e guitarrista Kurt Cobain. Ambos eram muito fãs da banda punk Melvins. O resto é história.

- O Nirvana se apresentou no MTV Video Music Awards onde, apesar da recusa da rede de permitir que a banda tocasse sua nova canção, "Rape Me", durante a transmissão, Cobain dedilhou e cantou as primeiras partes da canção antes de entrar "Lithium", a emissora quase cortou para o intervalo comercial.

- O Nirvana quase foi dividido por questões de direitos autorais do álbum "Nevermind". Seis meses após o álbum ser lançado, de repente, Cobain pediu uma fatia muito maior do bolo. Novoselic e Grohl quase saíram da banda em protesto.

- A faixa "Endless Nameless" não foi incluída nas primeiras 50.000 cópias de "Nevermind". A gravação original de estúdio surgiu como uma hidden track do disco "Nevermind". A canção se inicia minutos após o fim de "Something in the Way", inspirando-se em Her Majesty, do álbum Abbey Road, dos BEATLES, que é considerada a primeira hidden track da história. As primeiras cópias de Nevermind (cerca de 50.000) não contêm a faixa devido a um erro de masterização.


- O Nirvana se recusou a fazer um show com o GUNS N'ROSES e com o METALLICA em uma turnê. Axl Rose convidou pessoalmente os caras do Nirvana para ser a banda de apoio na turnê de 92, após "Nevermind" ser lançado, mas Kurt se recusou, dizendo: "Eles (GN'R) não tem talento e fazem uma uma porcaria de música". 

- O Nirvana foi expulso de sua própria festa de lançamento do "Nevermind". Em um minúsculo palco de Seattle, iniciou uma enorme confusão, quando Cobain e seus companheiros apareceram embriagados, os membros da banda começaram uma guerra de comida, e a segurança da casa os obrigou a se retirarem.

Qual a próxima banda? Comente.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário