Resenha: Amaldiçoado Seja - 100 Dogmas (2019)

Geralmente eu ouço tudo quanto é tipo de música (com exceções, claro). Recentemente descobri o 100 Dogmas, que executa um Groove Metal com pitadas do Stoner. A banda foi formada em Blumenau/SC, cidade esta que vem voltando a apresentar boas bandas como Viletale, Overblack e Isla dela Muerte.




100 Dogmas já continha um EP autointitulado lançado em 2018 e esse EP foi responsável por botar a banda no cenário, porém, agora o grupo lançou um novo EP intitulado "Amaldiçoado Seja" que com toda a certeza fixa a banda como uma das mais promissoras bandas catarinenses de Metal, ouso a dizer que do sul do Brasil.

"Amaldiçoado Seja" já inicia com uma intro muito interessante, obscura e groovada, ou seja, já preparava os ouvidos para o que estaria por vir. Dali para a frente, é um show de técnica, entrega e dedicação. Os excelentes vocais de Rafhael Jorge são o que definem o estilo da banda, oras rasgados em outrora calmos e técnicos. As guitarras dão um show a parte, sob o comando do André Luis e a cozinha como um bom Groove Metal e aquela pitada de Stoner já citada, não poderia ser diferente, coesa e firme, na responsabilidade dos músicos Thiago Chocolate e Maycon Souza, baterista e baixista respectivamente.

Um ponto importante a destacar é a qualidade sonora das gravações, mixagem e masterização. Todos os instrumentos e junto do vocal, são regulados muito bem. É perceptível cada instrumento no seu devido lugar e isso torna a audição desse disco, mais relaxante (quem resenha discos, sabe do que eu estou falando). Não poderia deixar também de destacar que as músicas da banda são todas em língua pátria, o bom Português está presente nas letras e isso aproxima o público da banda.

Uma das faixas mais marcantes do disco é um alerta aos problemas da ansiedade, a faixa intitulada "Ansiedade" é a terceira faixa do trabalho e faz um alerta para estar alerta, pois esse problema pode afundar um ser humano e talvez, seja por isso que o Metal é encantador em vários aspectos, mas principalmente pela forma de expressar problemas cotidianos, enquanto outros gêneros "musicais" consistem a falar de chifres, rebolar e putaria, o Metal procura buscar letras contra problemas sociais e assuntos deste nicho. (Sim, existe muito Metal/Rock com putaria e ruim pra caramba, não é o caso deste disco, rs).

Trabalho simples, de entrega e dedicação total por parte dos membros da 100 Dogmas. Os vocais que tem uma influência forte de Pantera, é quem chama os holofotes para si. Todo o instrumental é muito bem trabalhado e rigorosamente encaixados nas músicas. As temáticas sou suspeito em falar, mas afirmo que foram pontuais e sem firulas ou gracinhas, direto ao ponto e objetivo. A 100 Dogmas ainda tem muito a apresentar ao cenário da música pesada, seguem em direção a isso, basta manter o foco e a pegada apresentada. 

TRACKLIST
01) Intro
02) Genética
03) Ansiedade
04) Resistência & Emiliano Calandra
05) Rancor

FORMAÇÃO
Rafhael Jorge - vocal

André Luis - guitarra / produtor
Maycon Souza - baixo
Thiago Chocolate - bateria
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

Um comentário: