Talvez Desconhecido: 3teeth (EUA) - #11

Ultimamente andei mais aberto a conhecer sons novos, e consequentemente, bandas novas e artistas novos. Entre minhas sugestões do Spotify -que andou apresentando coisas condizentes com essa misturança musical que andei ouvido- acabo encontrando algo que me impressionou bastante, e esse algo envolvia 3teeth e Ho99o9. Foi ouvindo o resultado do feat desses dois grupos que comecei a questionar até onde meu gosto musical estava indo, e me dei conta que estava indo bem além das fronteiras mais conservadoras do Heavy Metal -e isso é bom.


Dos sons provenientes dessa besta de duas cabeças, vi que a parte que mais me agradou nessa mistura encontrada em "Time's Up" e "Lights Out" foi a que envolvia esse grupo 3teeth, e então resolvi entender melhor quem eram esses caras e percebi logo que tinha uma potencial banda para essa coluna de "Talvez Desconhecido", visto que a banda, que começou em 2013, apenas nos últimos anos tem conseguido romper as fronteiras de sua região (Los Angeles) e se tornando um nome cada vez mais ouvido na rota das grandes bandas mundo a fora.

Passando a ouvir os sons de 3teeth logo identificamos um som bem similar ao que caracterizou movimentos como o Nu Metal e Industrial Metal, com muitas influências de Ministry, Rammstein e Nine Inch Nails, mas com espaço amplo para imprimir suas características peculiares. A relação com este cenário "tradicional" do Metal Industrial vai desde a sonoridade até a imagem da banda, que é muito bem trabalhada e estabelecida, tornando fácil reconhecer a banda.

Os vocais versáteis de Alexis Mincolla trazem um ar teatral e imersivo as musicas. Dar play no último álbum da banda, <shutdown.exe> (de 2017), é dar um mergulho numa sonoridade transiente que, sem você perceber, acaba levando sua mente para lugares distantes em alguns momentos e em outros lhe acorda com marretadas. Muito disso é em vigor do trabalho instrumental, que mesmo parecendo não se arriscar em riffs inovadores, acabam conectando tudo com coesão e criatividade dentro da atmosfera criada em cada faixa do grupo.

O visual tipicamente calcado em um gótico industrial soma-se ao conceito central da banda, representado nas letras e artes do grupo: liberdade pessoal, transitando por temas como política, sexo e morte.

3teeth está prestes a lançar seu próximo álbum de estúdio, Metawar, com lançamento marcado para 05 de julho. O conceito será o confronto "mundo vs mundo", no sentido de a própria humanidade, através dos políticos, estar lutando por seu próprio fim para poder construir seu novo começo. Das 13 faixas que irão compor o disco, quatro já foram lançadas como single, com a última, "PRESIDENT X" sendo liberada com video-clipe no dia 14 deste mês de junho. 


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial