06 julho, 2019

Topfive: cinco bandas para ouvir neste final de semana #128

E nesse clima que parece ser um dos finais de semana mais frios do ano, O Subsolo elencou bandas do Sul para vossa apreciação. Então, seguindo direção Norte/Sul, vamos descer pelos três últimos estados do país, onde o clima frio se intensifica, e conhecer bandas oriundas dos gélidos vales brasileiros.

O SUBSOLO | TopFive #128



1) Svatan - Black Metal - Curitiba/PR
Criando uma tensão muito peculiar, praticamente todas as músicas possuem uma característica de mistério. Adicionando a uma levada rápida e acompanhada por harmonias vocais e teclados, deixam um peso muito bem equilibrado com a agressividade e o misticismo. O que combina muito bem com suas letras que falam de espiritualidade, auto conhecimento e sabedoria.
O seu mais recente trabalho é “Blazing Winds of Transcendence”, lançado no primeiro semestre de 2019, já conta com faixas disponíveis para audição nas plataformas digitais.


2) Hamen - Metal Sinfônico - Joinville/SC
Fundada em 2013, a banda cujo nome hora ou outra, algum espectador confunde com metal cristão, tem sua temática muito bem delineada. As harmonias, melodias, arranjos e interpretações são muito bem orquestradas, e cada elemento de suas músicas, parece ter sido colocado com a mão, em seu devido lugar.
Recentemente, a banda lançou o disco “Unreflected Mirror”, o qual já obteve alcance internacional, bem como trabalhos anteriores. Um parênteses deste que vos escreve: Minha nota pessoal sobre a banda tem um “quê” a mais, pelo fato de a temática de Unreflected Mirror possuir referências de ficção científica e universos paralelos. Fato esse enaltecido por uma nota na qual a banda diz sofrer influência, dentre outras, do filme “2001 - Uma Odisséia no Espaço” para a composição deste trabalho.


3) Virus HC - Hardcore - Pouso Redondo/SC
Crédito para bandas que valorizam a língua pátria. Cantando em português, uma mistura de hardcore, crossover, groove e thrash, Virus HC é aquela pedrada na orelha, diária para acordar para a vida. 
Com uma mensagem forte e direta, uma crítica social à alienação das pessoas que se deixam controlar por dogmas e conceitos genéricos de manipulação massiva, em especial, da igreja.
Após um longo período de hiato, decorrente de um acidente com um de seus integrantes, que, após a paciente espera dos demais pela sua recuperação, a banda voltou com carga total para infectar o maior número de pessoas possível com seu som.


4) Overblack - Heavy/Thrash Metal - Blumenau/SC
O power trio que outrora fora um quarteto formado com o intuito de fazer cover de Metallica, hoje dedica sua carreira completamente ao trabalho autoral. Riffs pesados, cavalgadas e baixo e bateria cadenciadas compõem a sonoridade de Overblack. 
O EP Dying to Fight conta com as faixas Dying to Fight e Spiritfire.


5) Rebaelliun - Death Metal  - Porto Alegre/RS
Uma das mais respeitadas bandas de death metal do país, formou-se em 1998, e teve uma intensa trajetória, incluindo shows pela Europa, até o início de 2002, onde aparentemente, seria o término da banda. Após 13 anos resolveram voltar às atividades, e mantém-se assim até os dias atuais.
Velocidade, técnica e agressividade constante, são elementos presentes no som de Rebaelliun. Suas letras questionam se nossa sociedade realmente caminha para a direção certa, da forma como está sendo feito. Seu mais recente trabalho “The Messiah”, lançado em janeiro de 2019,  é um exemplo disso.
E com esta indicação, finalizamos a listagem das nossas sugestões para ouvir este fim de semana!