11 setembro, 2019

Resenha: The Atlantic - Evergrey (2019)

Falar sobre The Atlantic chega a ser uma honra, pela tamanha qualidade do álbum em muitos quesitos. The Atlantic é o décimo primeiro álbum de estudio da banda Suéca EVERGREY que foi lançado em 25 de janeiro de 2019, o álbum conta com a produção de Jacob Hansen que trabalhou nos dois ultimos álbuns da banda The Storm Within e Hymns For The Broken. 

RESENHA | EVERGREY - TH ATLANTIC | O SUBSOLO


O EVERGREY nunca foi uma banda de facil identificação do seu tipo de som, porem parece que a maioria concorda em classificalos como ''Prog Metal" e assim chegamos em 2019 e a banda nos presenteia com esse album obscuro, melodico, climatico e tecnicamente impecavel.

O álbum abre com A Silent Arc, com o som de um submarino colocando um clima para seu riff fantastico e poderoso, a música parece ter vida propria, um clima melancolico e um som pesado, musica na pegada totalmente "prog" com uma evolução e um poder de imersão que pouco se vê, briga não só para ser melhor musica do álbum mas de toda carreira de mais de 20 anos. Weightless vem com seu riff diferente e uma paulada pesada que logo se propõe a alcalmar para dar ênfase a sua letra obscura e introspectiva, musica com camadas que acaba por prender o ouvinte. All I Have com seu refrão melodico e marcante nos propõe em um clima tranquilo que nos prepara para um incrivel solo de guitarra (o melhor que ouvi esse ano), que se encaixa perfeitamente na harmoria e nos leva a fechar os olhos e nos colocar em um estado de espirito inesplicavel, musica incrivel. A Secret Atlantis traz a musica mais pesada do álbum, com um clima de destruição total, um riff crú e de quebrar o pescoço e nunca perdendo a essência da climatização que é característica da banda. Departure é mais uma linda balada da carreira da banda, definitivamente o EVERGREY sabe fazer baladas e não seria dessa vez que errariam. Currents é só mais um acerto da banda, musica que começa e não tem como saber onde vai parar, refrão bem construído, solo alucinante e um riff que entra pra galeria da banda como "acima da média" fazem da faixa uma "experiencia musical". This Ocean fecha o álbum, seu riff fora da caixa e com seu clima explodindo energia, e assim terminando o álbum com o nível lá em cima e o ouvinte com o coração na mão.


EVERGREY tem 20 anos de carreira, o normal seria uma banda em decadência, assim como acontece com varias bandas, mas com os Suecos parece acontecer o contrario, a banda só melhora a cada álbum lançado. The Atlantic dentre seus antecessores se coloca como a perfeição, sim perfeito, eu tentei achar algum ponto negativo nesse álbum nesses meses que venho ouvindo essa obra prima, porem não tem ponto negativo, a banda simplesmente surpreende a cada composição, o vocalista\guitarrista e fundador da banda Tom S. Englund sempre trabalhando seu melisma, drive e vibrato de forma brilhante, traz a banda consigo, transformando suas musicas em verdadeiras obras para serem apreciadas e vividas. EVERGREY é aquele tipo de banda para ser ouvida com tempo para o ouvinte se conectar com a energia da banda e de suas composições inspiradas. The Atlantic é na minha opinião o melhor álbum da banda e o melhor álbum dentre todos já lançados até o momento em 2019.


FORMAÇÃO
Tom S. Englund - Guitarra/Vocal
Henrik Danhage - Guitarra
Johan Niemann - Baixo
Rikard Zander - Teclados
Jonas Ekdahl - Bateria

TRACKLIST
01) A Silent Arc
02) Weightless
03) All I Have
04) A Secret Atlantic
05) The Tidal
06) End Of Silence
07) Currents
08) Departure
09) The Beacon
10) This Ocean