26 setembro, 2019

Talvez Desconhecido: PASADENA NAPALM DIVISION (EUA) - #12

O Thrash Metal é, muito provavelmente, o subgênero do Heavy Metal mais famoso e com o maior número de bandas dentro da cena, lotando os festivais mundo a fora e também aqui no Brasil. Porém, dentro do Thrash Metal, temos um "filho" mais revoltado ainda e um pouco mais bêbado e festeiro: o Crossover.



O subgênero surgiu na segunda metade da década de oitenta, quando as bandas resolveram misturar a agressividade do Thrash Metal com a pegada do Hardcore Punk oitentista. Dentro das principais bandas expoentes do estilo, destacaram-se Suicidal Tendencies, D.R.I. e S.O.D.

E é de uma dessas bandas consagradas no estilo que surge a banda de hoje. O D.R.I., entre tantas idas e vindas de membros, tem em seu vocalista Kurt Brecht a grande referência e "cara" da banda e do estilo. Kurt não se viu satisfeito somente com o sucesso do D.R.I. e resolveu, lá por volta do ano de 2008, criar um segundo projeto de Crossover: PASADENA NAPALM DIVISION.

O estilo não foge muito ao clássico que consagrou Kurt no D.R.I., trazendo riffs marcantes estilo Thrash Metal, com a cozinha mandando uma pegada bastante agressiva.

A banda possui apenas um Full Lenght, de 2013, intitulado "Pasadena Napalm Division", e antes disso lançou um EP, "P.N.D. EP", em 2010.

Capa do álbum "Pasadena Napalm Division"

A temática preferida pela banda em suas músicas são os temas sociais e políticos, mas sem esquecer dos temas cômicos, sempre colocando o dedo na ferida, é claro.

O maior sucesso dessa banda que mesmo sendo liderada pelo lendário Kurt Brecht é bastante underground chama-se "100 Beers with a zombie", com temática mais cômica e com um clipe gravado, que pode ser conferido abaixo:


Já o álbum completo da banda, que possui participações de outros nomes do Crossover Thrash americano, como Tony Foresta (Municipal Waste), você pode conferir aqui:



Vale apena conhecer o projeto paralelo da lenda Kurt Brecht, documentado de 2008 à 2015, que no momento parece estar inativo, apesar de não ter nada oficialmente noticiado na internet e mídias especializadas. 

Esperamos que logo o Pasadena Napalm Division possa lançar novos materiais e continuar na ativa com o seu Crossover old school, como a boa escola oitentista massificou naquela época, com a participação de Kurt Brecht.