14 outubro, 2019

Resenha: The Tribes of Witching Souls - Tuatha de Danann (2019)

O brasileiro deveria ter orgulho de ter bandas como o Tuatha de Dannan, bandas que não devem nada para nenhuma banda gringa, ouso a dizer que tem qualidade superior em vários aspectos. Começo destacando o poder de composição do grupo, acho que desde que fundamos o site (fazem 4 anos agora em Setembro), já devemos ter feito no mínimo três resenhas de lançamentos do Tuatha.




De tudo o que já ouvi do Tuatha, esse é o disco mais versátil dos caras. Principalmente pela notória pegada Heavy encontrada no disco. Consegui identificar em certos pontos, uma maior aproximação do "gênero mãe" do Metal, o Heavy Metal. Riffs mais pesados e bateria mais groovada, sem falar num vocal mais firme em certos momentos, posso dizer que começo a pensar na hipotese de ser o meu disco favorito do Tuatha até agora.

"Turn" é a faixa que resume o Tuatha the Danann, Heavy, Folk, Power e Prog, tudo aqui junto e misturado. Essa faixa identifica o Tuatha de diversas formas, desde influências até a verdadeira pegada da banda. Essa faixa é a minha favorita de TODAS que já ouvi do grupo. Gosto do refrão bem cadenciado e de todo o desenvolvimento das estrofes, quase que um resumo do motivo que eu amo o Metal, rs.

No mesmo disco temos "Your Wall Shall Fall" que traz um vocal mais rasgado, com drive e tem até a ousadia de guturais no final dos fraseados. Cada vez mais, o Tuatha mostra que esse disco é diferente dos outros lançados, ele deixa o Folk como segundo plano, como se fosse um complemento deste disco. O Heavy fica enraizado na composição integral do CD.

Os backing vocals com 'sussurros" dão um destaque, é como aquele atacante que dá assistência para o verdadeiro matador do time, deixa na cara do gol e aparece em momentos para desequilibrar, acho que melhor definição das segundas vozes, é impossível.

Tuatha de Danann merece o respeito de todos nós. Merece ser ouvido, degustado e valorizado. Tipo de música que pode ser ouvir desde churrasco em família até em roda de amigos com uma cerveja, ah e por falar em cerveja, com uma bem gelada faz o disco ficar ainda melhor, combinação perfeita.

Material enviado pela Heavy Metal Rock & Brauna Music.


TRACKLIST
01) The Tribes of Witching Souls
02) Turn
03) Warrior Queen
04) Your Wall Shall Fall
05) Conjura
06) Outcry (Acoustic Version)
07) Tan Pinga Ra Tan (Orchestral Version)
08) Rhymes Against Humanity (Demo 2004)
09) The Tribes of Witching Souls (Demo Instrumental)