17 outubro, 2019

Talvez Desconhecido: Dethlehem (EUA) #13

Se você é fã de fantasias medievais inspiradas por longas e divertidas sessões de RPG, e ao mesmo tempo também é um adorador de Metal Extremo mesclado com pitadas melódicas, então diretamente da Pennsylvania, EUA, vem uma banda que é a perfeita para seus gostos: Dethlehem.




Era 2014 e eu estava começando a me interessar pelas vertentes mais extremas do Metal, em especial o Melodic Death Metal. Mal me lembro a ocasião, mas acabei por esbarrar no videoclipe "Circle of Deth" no YouTube e tal peça me chamou muita atenção. A atuação bem humorada dos músicos e demais atores, junto a uma música extremamente boa me conquistou e logo de cara virei um fã de Dethlehem.



Toda a temática dessa banda de Pittsburgh gira em torno de aventuras vividas em RPG e outros contos baseados em alta fantasia. Dethlehem encorpora em seu som muito de seu lado teatral, explorando as mudanças vocais e musicais para destacar o desenvolver de suas histórias. Em suas apresentações, tal como em seus clipes, trajam fantasias que remetem a seus personagens adotados nas campanhas de RPG que vivem nas horas vagas (ou nas horas de produtividade, depende do ponto de vista).

Dethlehem esteve muito tempo sem dar grandes notícias. Após lançar seu álbum de estréia em 2009,  "The Ghorusalem Codex Vol I: Enthroned upon a Spire", a banda lançou o volume II em 2011: "The Ghorusalem Codex, Vol. 2: Of Magick & Tyranny", álbum que apresentou a música mencionada anteriormente e que até hoje é o maior sucesso audiovisual do grupo, com mais de 63 mil visualizações apenas no YouTube.

O último lançamento do grupo foi em 2015: "Destroyers of the Realm", que apresentou faixas que foram bem promovidas e recebidas por sua fanbase. "Mystic Island" e "Oathbound" apresentaram videoclipes que seguiram a linha bem-humoradas enquanto suas músicas continuaram sendo grandes viagens melódicas com entradas agressivas, especialmente nas linhas vocais.



Atualmente, após longo período de expectativa, o grupo está em fase de anúncio de seu próximo trabalho: "Maelstorm of the Emerald Dragon", sendo incentivado através de campanha de arrecadação de fundos pelo site Kickstarter. O disco está em fase final de mixagem e masterização, mas ainda sem uma data concreta de lançamento. 

Mas, uma coisa é certa: se você leu até aqui e decidiu embarcar nessa inspiradora aventura repleta de surrealismo, magia e guturais, recomendo fortemente a acompanhar a banda em suas redes sociais, para estar por dentro da próxima história em que os bardos do Melodic Death Metal vão contar para nós.