21 novembro, 2019

Resenha: Farm News - Dark New Farm (2019)

A banda Dark New Farm de Nova Fazenda/SC apresenta um New Metal com influências fortes de Groove Metal e Death Metal, essa mistura proporciona uma característica diferenciada para banda no meu ponto de vista. O New Metal sempre foi um dos estilos que mais acompanhei e curti, tenho uma grande admiração pelo estilo, pois foi com ele que comecei a me interessar pelo Metal.

RESENHA | DARK NEW FARM | FARM NEWS 2019

A banda acaba de lançar o seu primeiro EP Intitulado de "Farm News" abaixo vou falar faixa a faixa o que eu percebi sobre essa baita banda.


L.O.V.E:

Primeira faixa já começa com uma introdução de guitarra bem dissonante muito legal que, logo em seguida já da inicio aos riffs headbanger com aquela característica que o New Metal tem a "ênfase no groove". Não posso deixar de enaltecer que os fãs de Korn e Coal Chamber vão curtir demais essa primeira faixa, pois remete a fase áurea dessas bandas no final dos anos 90's. Quando começa os vocais "Harley", percebemos uma forte influência de Death Metal de bandas como "Morbid Angel, Death e Brujeria" fazendo o som se tornar mais dinâmico e diversificado. Os trabalhos da cozinha são magníficos, as linhas de baixos bem marcadas e a bateria muito bem encaixada e cheia groove, dando todo toque especial. Tenho certeza que ele é um grande fã de Bill Ward lendário baterista do Sabbath. As letra dessa música vária entre o Inglês, Português e Espanhol o que me cativou demais, pela criatividade e coragem de fazer! A temática da letra também e outro ponto alto que fala sobre o preconceito.

Madre:

Essa faixa é um das minhas favoritas. Já começa com aqueles riffs cheios de grooves feitos para bater cabeça. O trabalho de vocal nessa música vária entre Harley e o guitarrista "Sol Portella" fazendo uma dinâmica perfeita. Os trabalhos de guitarra são ótimos os timbres de guitarra em certos momentos além dos já falados KoRn e Coal Chamber, sinto uma pegada do mestre Dimebag. A cozinha como sempre perfeita para o som proposto, muito groove. Essa letra fala sobre agressões domésticas, assunto que deve ser sempre debatido e colocado o dedo na ferida e a Dark New Farm fez isso com maestria.

Collision:

Essa faixa começa com um trabalho de baixo sensacional e logo em seguida caímos naquele groove tradicional que só o New Metal oferece. Essa música me remete muito a fase do 'Roots' do Sepultura e do KoRn no seu primeiro debut. Com a bateria dando aquele suporte com peso como a música pede, aliada aos riffs de guitarra em afinações baixas. Gosto muito dessa faixa pela mudança de andamentos tanto no instrumental, quanto nos vocais, podemos perceber mais uma vez um grande trabalho da dupla Harley (vocal) com o guitar "Sol Portella".

LA Patria ! La Fabula:

Essa faixa em seu início além das já referencias mencionadas do New Metal, senti um certa dose de Stoner Metal e Groove Metal. Mas, quando os vocais de Sol Portella começam e logo em seguida os vocais super extremos e agressivos do Harley entram em ação dando aquele peso, me remete um pouco "Lamb of God" no seu inicio. A cozinha merece mais uma vez atenção nessa faixa, pois a bateria cheia de groove e com o baixo distorcido aliados a guitarra com o seu timbrão em afinação baixa dão todo peso que o estilo necessita. Aqui também temos aquela ideia fantástica de misturar vários idiomas, dando todo toque especial.

In Justice:

Essa faixa me remete muito aos trabalhos iniciais do "Soulfly", com pitadas de "Brujeria e Coal Chamber", ali pelo um minuto e pouco começa uma parte rápida que não consigo deixar de bater cabeça.

Hushbaby:

Essa faixa começa com uma introdução bem macabra e logo em seguida da sequência a um berro fortemente influenciado pela nata do Death Metal. Os timbres de guitarra marcantes como sempre, destaque para a metade da música onde alternância de andamentos vão mudando bastante. No final da musica consigo sentir a agonia nas frases cantadas por Sol Portella. deixando um clima agonizante para o final do EP.

Em resumo a Dark New Farm nesse seu primeiro registro mostra que é uma banda com bastante potencial para seguir em frente e fazer história no Metal nacional. Para os fãs de New Metal e Groove Metal esse EP é um prato cheio. A produção do álbum eu achei muito boa, dando destaque na hora certa para cada elemento. Já tive a oportunidade de tocar com eles no último River Rock e também de poder assistir eles aqui na minha cidade Blumenau/SC. A banda ao vivo tem uma energia frenética, sai com torcicolo. Sempre comento que o groove e uma característica que sempre curti em qualquer estilo musical, acredito que a Dark New Farm está fazendo isso com maestria.


TRACKLIST
01) L.O.V.E
02) Madre
03) Collision
04) La Patria! La Fábula!
05) In Justice
06) Hushaby

FORMAÇÃO:
Luiz Harley - vocal
Sol Portella - guitarra
Vinicius Saints - baixo
Maykon Kjellin - bateria