03 dezembro, 2019

Resenha: Resistir é o Compromisso - Boca Braba Hardcore (2019)

Boca Braba Hardcore de Viamão, Rio Grande do Sul, é e sempre será uma das bandas mais resistentes e representantes do Hardcore nacional. Quando se imagina que a banda não pode mais trazer "nada de novo", repaginam a logo e trazem um som ainda mais groovado, com misturas de Hardcore e um pouco de influência quem sabe de, Rap.


O SUBSOLO | RESENHA | BOCA BRABA - RESISTIR É O COMPROMISSO (2019)


Sendo o novo EP da nova formação "Resistir é o Compromisso", lançado pela Alternative Music Records, conta com Vinicius Marques no vocais, Douglas Cereja na guitarra, Higor Cavalheiro no baixo e o novo membro, Luis Tiago na bateria. Agora como um quarteto, vale lembrar que a banda tinham dois guitarristas, sendo o Higor Cavalheiro o segundo guitarra. Com as saídas de outros membros e a incansável busca sem sucesso para um novo baixista, quem tem um membro na banda, que veste a camisa e entra pro jogo, não sai no prejuízo. Higor Cavalheiro assumiu o baixo, largando o posto de guitarras, deixando tudo a cargo de Douglas Cereja.

Com todos os trabalhos que já ouvi da BBHC, a qualidade sempre permanece, o que sempre muda, é a intensidade de como o trabalho é criado e ouso a dizer, que esse disco talvez seja, o mais sangue no olho da carreira da banda. Outra coisa que é notória, é que as vozes de apoio estão cada vez mais constantes e trazem um equilíbrio entre a porradia e a alternâncias de riffs.

Gosto da forma como as músicas são desenvolvidas, como "Bota Uma Fé" onde a música esbanja e transborda muito groove e quando a voz de apoio entra em ação, a pegada mais conhecida do Hardcore entra em ação. Já em "Nova Visão" a introdução nos remete a muito Metal, mostrando uma pequena influência que eu não conhecia na banda. Vocais ríspidos e ágeis, como uma verdadeira ceifadora. 

Certa vez comentei com um amigo que o Boca Braba HC é como uma banda do povão, eis que em algumas músicas as segundas vozes são cantadas em coro, como se fosse realmente pelo povo. Fui um dos que mais sentiu quando a BBHC deixou de ser um quinteto, mas a verdade é que, a banda ficou ainda  mais sangue no olho como um quarteto é quando os elementos se completam e a harmonia toma conta de um projeto.


TRACKLIST
01) É Tudo Nóis!
02) Nova Visão
03) Bala de Canhão
04) Bota uma Fé
05) Resistir É o Compromisso


FORMAÇÃO
Vinicius Marques - vocais
Douglas Cereja - guitarras
Higor Cavalheiro - baixo
Luis Tiago - bateria