02 dezembro, 2019

Resenha: The Trick - Attomica (2018)

Toda banda que lança um trabalho seminal acaba tendo que fazer uma escolha no futuro: seguir o molde do trabalho mais reconhecido ou evoluir procurando novas formulas. O Attomica se encaixa na segunda opção, pois a banda lançou o trabalho  'Disturbing The Noise' (1991) que é um marco para o Metal Nacional. Porém, podemos dizer que seu último trabalho 'The Trick' (2018) é diferente desse clássico, mas não nega o passado. Contudo, o novo álbum apresenta um novo caminho mostrando que o tempo passou, a banda evoluiu e por isso, esse trabalho mostra ser tão forte.

RESENHA | ATTOMICA - THE TRICK | O SUBSOLO


Apresentando um novo formato, o agora trio é composto por André Rod no baixo e vocais, Argos Danckas na bateria e Marcelo Souza na guitarra e vocal de apoio. As novidades não ficam apenas na formação, o Attomica apresenta seu trabalho mais maduro abrindo mão da velocidade de outrora, para momentos mais cadenciados. Lembrando o Thrash Metal Norte americano, principalmente da 'Bay Area'.

Os solos são um primor como em 'Give me then Gun' e 'Kill the Hero', não atoa essa faixa foi uma das primeiras a serem lançadas e já mostra a tônica do trabalho em si. Momentos mais acústicos e até mesmo uma balada, são essas propostas que temos em 'The Trick/ You Bet' e 'Endless Cycle'. Se gigantes como Metallica e Megadeth provaram que o estilo pode ter essa carga emocional, o Attomica leva a um nível acima, com ótimas passagens vocais; essas que faltam em trabalhos do Megadeth por exemplo.

Falando em vocal temos a última faixa 'Mistery' que foi gravada pelo vocalista Alex Rangel, músico que faleceu em 2015. Imagino que a audição de tal faixa pelos músicos remanescentes deve ter uma grande carga emotiva e para nós fãs um belíssimo registro.

Depois de toda a tempestade interna que a banda passou, The Trick não é apenas um recomeço e sim uma consolidação para o Attomica receber o respeito que merece, como um dos maiores nomes do Metal Nacional.


FORMAÇÃO
André Rod - vocal e baixo
 Marcelo Souza - guitarra 
Argos Danckas - bateria e teclado

TRACKLIST
01) Give Me the Gun
02) Feeling Bad
03) Kill the Hero
04The Last Samurai
05) The Trick / You Bet
06) Endless Cycle
07) Land of Giants
08) Mistery