07 dezembro, 2019

Topfive: cinco bandas para ouvir neste final de semana #143

Opa, beleza, tranquilo? Essa é a minha estreia aqui n'O SubSolo e estou feliz por participar da equipe. As bandas e artistas sugeridos em meu topfive têm em comum, além do gosto pessoal e estilo, o fato de serem oriundas do Rio de Janeiro como eu. Então, desde já, sugiro acompanhar as páginas e consumirem seus materiais ao máximo, a fim de colocar minhas palavras à prova.



01) Introdos - Metal Alternativo - Rio de Janeiro/RJ

Eis uma banda de rock alternativo cristão que me faz matar a saudade das rodinhas. Canções como Ver e Não Desista são destaques no álbum É Tempo, já disponível nas plataformas digitais. Se falarmos de 2019, encontraremos tanto um álbum ao vivo quanto um single, Chega (O Evangelho Não É Dinheiro). Mais do que isso, se você tem banda do segmento, deveria se atentar aos eventos da RCC (Rock Com Cadeiras), promovido pelos próprios integrantes, sempre tem como arrumar uma vaga…



02) Pravda Core – Rock Alternativo - Rio de Janeiro/RJ

Lançando o single Involução Subliminar esse ano, os caras subiram de padrão em relação ao trabalho anterior, Enquanto Ainda Restam Forças (recomendo as canções Placebo e Difícil, apesar de a minha favorita ser Feridas Abertas). O trabalho das cordas de Jonas Lemos e o vocal potente de Deborah Lemos são algo digno da sua atenção. Também lançado esse ano, o single Graça acompanha o padrão. No recente evento deles a que compareci, soube que esses singles compõem um conceito. Estou ansioso para confirmar essas informações.



03) Órbita Cristã - Rock Alternativo – Rio de Janeiro/RJ

O lançamento do EP Metanoia confirmou o amadurecimento do grupo em comparação ao primeiro trabalho, homônimo. Dentre as faixas, os destaques vão para Escolha, Águas Tranquilas e Escória. Este último tem clipe no Youtube, dando mais um marco na direção de filmagem e fotografia da banda. De brinde no mesmo canal, uma live session de Rotatividade comprova que os caras não só talentosos “de estúdio”. Quero lhes resenhar!



04) D.R.L – Rock - Duque de Caxias/RJ

Com o recente single no youtube, Onde Quer Que Eu Vá, os caras vêm dando o tom do peso em Duque de Caxias, meu município natal. Cá para mim, sou doido para rever um show deles (admito, perdi o mais recente) e estou de olho no trabalho paralelo dos guitarristas Luis Aguiar e Kayo Cesar, o Toca Uma Aí, também no youtube, que entrevista diversas bandas no Rio de Janeiro dentro e fora de seu próprio nicho, a fim de fortalecer a cena pelo estado como um todo. Gravem logo no Spotify/Deezer, seus lindos, eu quero lhes resenhar também!



05) Áudio Vertical – Santo Aleixo Magé/RJ

No recente evento a que fui, vi pela primeira vez ao vivo o som desses caras. É gratificante saber que existe uma galera que explora ao máximo o potencial de seus instrumentos tal qual como os garotos dessa banda. Já conhecia o álbum Proteção do Spotify, que inclusive indico, para mostrar ao curtidor de rock cristão que tanto eles quanto os demais citados aqui estão na cena dando conta do recado em termos de quantidade e qualidade para quem ousa sair da “caixinha”.