07 janeiro, 2020

CxFxCx: gaúchos lançam clipe novo


A banda de crossover thrash de Canoas está divulgando o quarto clipe do disco "Assuma a Culpa" (2018). A faixa Inquebrável teve imagens captadas por Izza Balbinot e edição, produção e direção da Chama Vídeo Independente, produtora de vídeo do vocalista da CxFxCx. A música é inspirada por um filme lançado há 20 anos: UNBREAKABLE, de M. Night Shyamalan. A letra da música funciona como se fosse o personagem Elijah Price instigando o personagem David Dunn a questionar o motivo da sua existência. Curiosamente, no disco anterior da CxFxCx a banda já tinha lançado uma música inspirada por um outro filme, naquele caso era MEMENTO. Também um filme lançado há 20 anos. "Imagina que de todos os filmes que tu assistiu e que te inspiraram de certa forma, justamente os dois que viraram letras de música são do mesmo ano", ressalta Renato, vocalista da CxFxCx.  


O lançamento do clipe também marca o inicio do ano da banda e faz parte da celebração pro Urso Fest. A banda toca neste sábado, dia 11, em Canoas na Casa do Xala (antigo Estúdio Navarro. Rua Santos Ferreira, 925). Urso Fest é um festival para homenagear uma das "lendas" e um dos grandes incentivadores do hardcore/punk de Canoas. Daniel Oliveira foi vitima de um acidente de trânsito no inicio de 2019. 

Crossover thrash desde 1991 

Uma das bandas há mais tempo na ativa na cena underground do RS, o CxFxCx teve início em 1991, na cidade de Canoas. Completando 27 anos de atividades ininterruptas no ano de 2018, seu estilo crossover thrash mistura punk rock com metal em letras fortes que falam de assuntos variados, desde mensagens de estímulo à defesa dos seus ideais, passando por críticas a padrões e comportamentos da sociedade até devaneios da mente humana.

A base da banda é a forte amizade existente entre seus integrantes: antes de tudo, CxFxCx sempre foi uma reunião de amigos para fazer o que gostam. Essa energia resistiu à passagem do tempo, tendências e modismos e, sem qualquer apoio financeiro ou gravadora, a banda permaneceu viva sem jamais ter parado durante todos esses anos. A formação mudou algumas vezes, mas mesmo assim, o núcleo principal nunca se separou. Permanecem juntos desde 1991 até hoje, três dos quatro integrantes que começaram toda essa história 27 anos atrás: Renato (voz), Felipe “JR” (guita) e Gabas (baixo). Atualmente, além do trio, a banda ainda conta com Denis Cardoso no comando da bateria.