09 janeiro, 2020

Dicas: como ter uma fanpage simples e profissional #5

Nos dias atuais, muitas bandas desistiram de ter site. As que tem site, apenas utilizam de redirecionamento para as redes sociais da banda, mas, e se uma banda falta informações em sua fanpage (facebook) e uma mídia desiste de escrever sobre ela? Sim, isso já aconteceu várias e várias vezes com O SubSolo. São pequenos erros que podem complicar uma banda em um momento importante.


O SUBSOLO | DICAS | COMO TER UMA FANPAGE SIMPLES E PROFISSIONAL #5


Hoje falaremos da parte "Sobre" - A parte mais importante do facebook da sua banda, é a aba "Sobre", pelo simples fato de que nela, estará todas as informações que uma banda necessita passar, como contato de telefone, release, ano de fundação e até links para streaming (se houver).

- Categoria: a primeira coisa a fazer na sua fanpage, é  mudar a categoria. Indicamos que a banda selecione as categorias: Banda, Músico e Banda/Músico. Com essa opção, sua fanpage se tornará uma page voltada a música, podendo colocar as informações básica que você verá nos próximos tópicos (abaixo a imagem de onde trocar):

 

- Interesses: deixar claro os interesses da banda na fanpage, é de pequena importância, mas, é nos pequenos detalhes que lhe faz ser uma banda diferente. Antes de ouvir a banda, nosso público quer saber o que pode esperar e é sempre bom colocar as influências e o real interesse da banda.











- Informações de Contato: já pensou em perder um show por não ter o contato da sua banda na sua fanpage? Geralmente produtores necessitam de agilidade e o mínimo que pode ter, é os contatos básicos na sua página, o telefone do responsável pela agenda, algum link externo e o e-mail da banda e sim, até nos dias atuais, a banda ainda tem que contar com um e-mail.













- Informações complementares de contato: para nós algumas informações parecem besteira estar na página, mas para mídias, produtores e para futuros ouvintes e quem sabe, fãs, é de suma importância. Informações de fundação, quem faz parte do projeto, qual a vertente da banda e principalmente a localização dela, são importantes.




















- Release: a parte MAIS IMPORTANTE da sua fanpage. Essa é a parte que você contará a história da sua banda e onde, as mídias como sites, podcasts e afins, saberão de onde você veio, o que quer ser e para onde quer ir. Capriche na foto e faça um bom release, caso não saiba como fazer um release, leia nossa coluna de Dicas para um bom release:


















- Capa e Perfil: Capriche. Indicamos a usar a logo da sua banda com uma cor sólida de fundo como foto de perfil. Já na sua capa, você pode fazer de diversas maneiras, como por exemplo: uma foto promo com informações sobre onde encontrar a banda, com logo do Spotify, Youtube, Instagram, ou, se você lançou um EP/CD, utilize uma arte com a capa do seu EP/CD com as informações de onde ouvir. Seja criativo, mas não faça uma zona na hora de criar sua capa e foto de perfil, pois, é uma das primeiras impressões de quem acessa sua página, fica da sua banda:













Espero que de alguma forma, esse tutorial possa a vir a agregar em algo a sua banda. O material completo da banda, não são apenas links e ter uma banda, não é só tocar, precisamos o máximo cuidar dos pequenos detalhes e como disse, é nele que as vezes pecamos.