26 fevereiro, 2020

Cobertura: 3° Portinho Rock (Imbituba/SC)

O Portinho Rock foi criado em 2014 pela já extinta, Doctor Jimmy. Uma banda local emblemática que fez outros eventos na cidade como: Imbituba Rock, Vila Rock, Rock Luau e claro, Portinho Rock. O 3º Portinho Rock foi novamente organizado pelos membros da Doctor Jimmy que ainda tem uma forte amizade. Junto da organização do evento, participaram Alessandra dos Santos, diretora de Cultura da cidade de Imbituba e toda sua equipe, trazendo artesãos locais para abrilhantar ainda mais o evento.

O SUBSOLO | COBERTURA | 3º PORTINHO ROCK

Apesar do foco d'O SubSolo não ser as bandas covers, sempre procuramos mencioná-las com o intuito de não deixar ninguém de fora, mas lembrando que o foco total do site é as bandas independentes autorais.

O evento mostrou que o rock não está perdido. E a primeira banda a se apresentar foi The Basement. Apesar de novos em idade, mostraram qualidade musical e profissionalismo, resgatando clássicos do Rock'n Roll como Guns'n Roses, Scorpions, AC/DC, entre outros com muito carisma. Se continuarem nesse caminho, logo veremos mais uma banda autoral na cena.
Por Sidney Oss Emer


Seguindo a linha dos clássicos do rock, The Folks também nos trouxe uma sessão nostálgica com The Doors, Steppenwolf, Queen e Pink Floyd.
Por Sidney Oss Emer


A primeira representante mais pesada do evento, se prepara para subir no palco e já é nítido observar uma leve mudança no público os camisa pretas, vão vindo a frente pois como o nome já entrega a Violent Crisis irá trazer o Thrash Metal para o Portinho Rock, na formação da banda algumas figuras já conhecidas da cena do sul catarinense com passagens pelas bandas V8 Corporation, Hellio Costa, Alcohollic Trendkill, Iron Slave entre outras, sem perder muito tempo eles já mandaram um Kreator com Violent Revolution, para já abrir os primeiros mosh do evento, intercalando alguns covers como uma versão mais veloz de Be Quick or be Dead do Iron Maiden e som autoral como In Malam Partem. A região de Criciúma tem história no metal catarinense com banda como Posthumous, Silent Empire, Undead Manz entre outras e a Violent Crisis vem mantendo essa tradição. 
Por Harley Caires



A Dark New Farm vem surpreendendo a cada apresentação. Para quem vem acompanhando o trabalho deles, consegue identificar uma dedicação extrema para deixar o som mais pesado, limpo e harmonioso em suas músicas autorais. Com vocal gutural forte, guitarras com drive bem quente, pressão no baixo junto com pegada reta na bateria e agora com uma harmonização de um tecladista, a banda subiu no palco do 3º Portinho Rock para mostrar um som forte e bem ensaiado. Ótimo show! Esperamos ver mais vezes a "Dark" nos palcos.
Por Edir Miranda (Fishmen)


A Fishmen em pleno 2020 já pode ser considerada uma banda clássica. O que muitos não sabem é que, a banda que teve seu inicio lá pelos anos 80/90, não se reunia para um ensaio já fazia mais de um ano. Com todos os imprevistos que a banda enfrentou nas semanas pré-evento, conseguiu carimbar no palco o motivo de ser tão agraciada por onde passa e mais uma vez com uma apresentação de tirar o fôlego mostrou que tem muita lenha para queimar e que sua sintonia é muito, mas muito forte juntos no palco. Fishmen consegue misturar a leveza do Surf Music e beirar suas músicas quase no Metal. Todos os minutos em palco são incessantes e turbinam sua apresentação com um show a parte de todos os membros. Que seja um show de volta, para ficar definitivamente na cena.
Por Maykon Kjellin



Mais uma vez a Antítese foi dona de todos os ouvidos e corações presentes. A energia dessa banda ainda me surpreende, e suas apresentações são sempre vibrantes e empolgantes. A mescla de suas músicas autorais -que parecem estar cada vez melhores, com covers de clássicos que mexem com todos, resulta em um set list perfeito para um festival que contava com um público tão mesclado e abrangente. Enquanto uma forte chuva castigava Imbituba durante sua apresentação, a banda aproveitou que teve o público todinho a sua frente para dar uma bela demonstração de Rock n' Roll e fazer de sua performance uma das mais memoráveis do festival. 
Por Vini Saints


Dona de uma personalidade musical única, a Hallten tem pouco tempo de banda mas já apresentam um domínio de palco digno de veteranos. Sua  proposta exige uma  submersão por parte do público, levando todos ali presente a uma viagem sem o uso de lisérgicos,  com o seu Stoner Rock, bem atmosférico, e de certa forma caótico, combinando totalmente com o anoitecer do portinho. 
Por Harley Caires




Fechando o evento, era estreia de uma das bandas que figurará em vários eventos da região. Faith no Men de Garopaba/SP, traz um tributo do Faith no More e reúne no palco nomes com passagens por bandas como Eletromotriz, Doctor Jimmy, Peltstrok e Subcomando. Com excelentes clássicos, fecharam o evento com chave de ouro e com certeza como já mencionado, aparecerão em outros eventos da região.
Por Maykon Kjellin




ANÁLISE TÉCNICA
Por Sidney Oss Emer

Estrutura: O evento que contou com apoio da Prefeitura de Imbituba juntamente com a Diretoria de Cultura teve além de das apresentações musicais, exposições de artesanato e recolhimento de mantimentos para o Asilo de Imbituba, como fraldas e produtos de higiene pessoal.

Também haviam stands de alimentos e bebidas que variavam desde caldo de cana até chopp artesanal com direito a sabores de butiá, mandioca e erva mate.

No palco, as bandas tiveram um atendimento especial, com técnicos capacitados e atenciosos (este que vos escreve esteve no palco como integrante de uma das bandas), e por vezes beirava o constrangimento, tamanha dedicação dos profissionais que ali estavam para cuidar do som e proporcionar um evento de qualidade tanto para as bandas quanto para o público.

No backstage, as bandas também contaram com um reforço pré show, ao receberem água, frutas e salgadinhos também fornecidos pela Diretoria de Cultura, que deram aquela energia para mandar bem no palco.

Horários: Com exceção de alguns músicos que não respeitaram o cronograma, a organização do evento fez o possível para manter a sequência de bandas, sem prejudicar as próximas apresentações, ou mesmo o público. Afinal, como se tratava de um evento familiar, muitas pessoas levaram seus filhos pequenos para prestigiar. Evento este, que chamou a atenção de muitos que por ali passavam, e não sabiam o que estava acontecendo.

Cast: Para um evento familiar, as bandas foram muito bem selecionadas, inclusive dispostas numa ordem a fim de favorecer e agradar os mais diversos gostos, que variavam de Rock'n Roll Clássico até Thrash Metal, passando por Metal Alternativo, Hard Rock e Stoner.

Nós vimos que o rock vive, principalmente nessa nova geração. Então fica aí a dica para quem não conhecia, e votos de que mais eventos como esse aconteçam, não só em Imbituba, como nas demais cidades.

Todas as fotos por Ananda Silveira, clique aqui para conferir o restante.