13 março, 2020

Especial Sexta-Feira 13: Horror Metal

O Horror e o Metal sempre andaram juntos!

Não é de hoje que muitas bandas vinculam suas músicas a temática do terror. Na verdade, o lendário guitarrista fundador do Black Sabbath, Tony Iommi já comentou em entrevista que a sonoridade da banda tomou a forma que tomou quando viu algumas pessoas entrando no cinema para ver um filme de terror e se perguntou "se as pessoas pagam para ver filmes de terror, por que não pagariam para ouvir músicas assim?". Não atoa, o vocalista da banda, Ozzy Osbourne é conhecido até hoje como "o príncipe das trevas".


Então podemos ver que, desde os primórdios, o metal usa do fantástico, do bizarro, do grotesco e muitos outros elementos que tem tudo a ver com esse gênero literário e cinematográfico.


Além do Black Sabbath, podemos citar as performances chocantes para a época de Alice Cooper, simulando assassinatos, suicídios e até brincando com cobras vivas no palco, sempre encenando algo que poderia ter saído de um filme de John Carpenter, por exemplo.

Trazendo o assunto para bandas mais recentes, muito do cinema de terror pode ser visto no trabalho de Rob Zombie, em sua carreira solo e sua antiga banda, White Zombie. Vale lembrar que o próprio Rob Zombie já trabalhou como diretor inclusive nos mais recentes remakes da franquia Halloween.

Cradle of Filth possui uma forte influência de H.P. Lovecraft em suas letras e já contou até com a participação especial de Doug Bradley, ator britânico que famoso por atuar como Pinhead, o principal personagem de Hellraiser em nada mais, nada menos do que 8 filmes dos filmes da franquia.

Iced Earth criou o icônico "Horror Show", de 2001, em cada cada música homenageia algum filme clássico de terror.

King Diamond é um espetáculo a parte. Seu visual, cenários além de tudo que foi criado tanto em sua carreira solo quanto com o Mercyful Fate, tudo a sua volta inspira um verdadeiro filme de terror! Um destaque para a grandiosa obra-prima "Abigail" que é um álbum conceitual referência para qualquer banda de metal que queria se aventurar na temática.

Tudo isso sem mencionar Marilyn Manson, que é, por si só um filme de terror.

É curioso notar que o relacionamento do Metal com o Horror é recíproco. Em 1986 por exemplo, foi lançado o filme "Trick or Treat" (em português, a bizarra tradução de Heavy Metal do Terror rsrs) que conta até com uma participação de Ozzy Osbourne fazendo papel de um paizão conservador preocupado com a ameaça da música pesada para saúde dos jovens. Em 1998, Dee Snider, vocalista do Twisted Sister, escreveu e atuou no filme "Strangeland" (em português, Mórbido Silêncio) que conta com uma trilha sonora escolhida a dedo por Snider. O filme é metal em toda a sua essência.


Em 2001, foi lançado o filme "A Rainha dos Condenados", inspirado em livro de mesmo nome de Anne Rice, que conta a história de um vampiro que monta uma banda de metal, e as músicas da fictícia banda foram compostas por Johnathan Davis, do Korn, apenas para citar alguns exemplos.


No Brasil, diversas bandas abordam essa temática.
O Semblant chegou até a lançar quadrinhos com histórias de vampiros, os thrashers do Cemitério homenageiam filmes clássicos e a banda Maldita aborda o universo do terror e do fantástico de diversas formas.

Mas, em um mundo com diversos rótulos de metal que vão do pagan metal, ao viking, folk, pirate metal, passando por diversos termos que descrevem aquilo que a banda faz ou fala, poucas bandas usam o termo Horror Metal.

Claro, existe o Horror Punk, que tem, no Misfits o seu maior expoente. Existe, também o Rock Horror, mas Horror Metal?

Fazendo uma pesquisa, fui capaz de encontrar duas bandas que utilizam esse termo. (Talvez, pesquisando mais, surjam mais nomes), os ingleses do Carach Angren, que tocam um Black Metal Sinfônico muito bem feito com temáticas que condizem com o gênero de terror e sua sonoridade macabra, e os brasileiros do Final Disaster, banda que mescla diversos gêneros musicais, do industrial, ao thrash, passando por groove e death metal.

É muito interessante que o rótulo 'Horror Metal' ainda não tenha se difundido apesar de haver uma conexão muito óbvia entre o gênero e o metal, no geral. Ou, talvez, estejamos testemunhando o surgimento de um novo subgênero do metal e esse texto pode ser apontado, futuramente, como um registro de como o estilo surgiu citando alguns pioneiros.

Nessa Sexta-Feira 13, fiz uma playlist de bandas com essa temática para apreciação dos amantes do terror. Vão notar diversas sonoridades diferentes, o que mostra como o horror atinge diferentes vertentes do metal mundial e comprovando, mais ainda, a ligação do estilo com o metal.

Abaixe as luzes, aumente o som e desfrute da playlist! E, se tiver mais sugestões de bandas ou filmes relacionados com o tema, comente e nos avise, é sempre bom nos aprofundarmos mais obscuro do cinema e da literatura.

Horror Metal: Playlist