13 março, 2020

No One Spoke lança clipe emocionante sobre força feminina e sororidade

O Dia Internacional da Mulher foi a data escolhida pela banda No One Spoke para o lançamento do clipe “Milonga para las Reinas”, um trabalho carregado de significado até o último detalhe.

No One Spoke. De esquerda para direita: André Medeiros (guitarra e voz), Iva Giracca (violino), Thiago Gonçalves (teclados), Carla Domingues (voz), Gabriel Porto (bateria) e Artur Cipriani (baixo)

No One Spoke é uma banda originária de Santa Catarina que conta com músicos extremamente experientes na sua formação, vários deles ex-integrantes da antiga Enarmonika. Nomes como Carla Domingues (voz), soprano lírica, doutoranda em música pela Udesc e uma das mais reconhecidas vozes do projeto Rock’n Camerata, realizado pela conceituada Camerata Florianópolis ou Iva Giracca (violino), spalla da mesma Camerata há 15 anos, e que já participou de duas edições do Rock in Rio e tocado ao lado de artistas como Lenine, Zeca Baleiro e Steve Vai, mostram o peso do currículo por trás da No One Spoke.

Completam a formação os excelentes músicos André Medeiros (guitarra e voz), Thiago Gonçalves (teclados), Artur Cipriani (baixo) e Gabriel Porto (bateria). 

Como o nome da música indica, ela é uma milonga, só que em versão metal. Para quem não está familiarizado com este estilo que venho da Espanha para virar tradição em latinoamérica, podemos dizer -de uma forma bem simplificada- que é similar ao tango só que mais rápido e por esse motivo conta com uma sonoridade mais ‘alegre’. 

Neste sentido, a banda quer deixar clara a sua intenção de valorizar os elementos da música latino-americana o que acaba gerando muita curiosidade e expectativa em relação a que iremos encontrar no primeiro trabalho da banda que está programado para ser lançado ainda em 2020. 

A produção do clipe ficou a cargo do Estúdio Oito Três e poucos segundos após dar play já é possível perceber a qualidade do trabalho. 

Por volta de 30 mulheres de Florianópolis e região participaram na filmagem. Segundo a vocalista Carla “A ideia era mostrar, a partir de cada rosto, de cada expressão, a singularidade, a pluralidade de histórias e a força por trás de cada mulher.


Equipe completa reunida durante as filmagens

Para reforçar essa intenção, quase no final do vídeo algumas destas mulheres aparecem respondendo a pergunta “O que é ser mulher pra você?”

A resposta das mulheres da No One Spoke a esta pergunta pode ser encontrada na letra da própria música que fala sobre as adversidades enfrentadas pelas mulheres e como conseguimos sobrepor esses obstáculos e seguir em frente.

Com certeza uma das partes mais emocionantes do clipe é a cena das mulheres dando as mãos umas às outras numa roda, representando a sororidade e a união.


Logo no inicio da música, o violino é protagonista, cativando o ouvinte nos primeiros segundos.

Outra singularidade desta música é o fato da letra ser em espanhol, exceto pelo refrão que está em inglês. Quando questionada em relação a esta escolha tão peculiar para uma banda de metal brasileira, Carla comentou que sempre tive muito contato com a língua espanhola por ter nascido em Pelotas/RS e ia para Uruguai com regularidade para fazer aulas de canto. Além disso, a família da violinista da banda, Iva, tem um pé na Guatemala, então para ambas o espanhol sempre foi muito presente e a escolha natural na hora de criar letra para uma milonga. 
Pessoalmente, como mulher e Argentina, acho que Milonga para Las Reinas é uma das músicas mais comoventes e fortes que ouvi em muito tempo e as mesmas palavras podem ser ditas do clipe. Até agora e mesmo após tendo assistido e ouvido dezenas de vezes não consigo passar do primeiro refrão sem ficar arrepiada.
Espero que a mensagem da No One Spoke chegue a aquelas mulheres que mais precisam dele pois acredito que a força contida nessa música e clipe podem fazer a diferença em mais de uma vida.
Confira Milonga para Las Reinas:



Siga No One Spoke nas redes sociais: 
FACEBOOK | INSTAGRAM 

Créditos da imagens: Tóia Oliveira