30 abril, 2020

Oito de junho, instituído o Dia do Heavy Metal no Paraná


O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, sancionou a Lei que estabelece a data de 08 de junho como o “Dia Estadual do Heavy Metal” no Paraná. O projeto, tornou lei com o número 20175 e foi publicado no Diário Oficial no dia 08 de abril, de autoria do deputado estadual Douglas Fabrício (CIDADANIA).



Foi escolhida esta data comemorativa em homenagem ao cantor, compositor, pianista e maestro brasileiro, André Matos, que faleceu no dia 08 de junho de 2019. Ele formou bandas como Viper, Angra e Shaman, com grande sucesso no exterior.
Quando apresentou a proposta, o deputado Douglas argumentou que o Paraná, ao lado de São Paulo, é um dos estados com mais fãs de heavy metal no Brasil. 

“Só no ano passado tivemos diversos shows de grande porte na capital paranaense, como dos Scorpions, Whitesnake, Europe e Bon Jovi. Neste ano, devido a pandemia do Coronavírus, foram transferidos para novembro e dezembro os shows do Metallica e do Kiss. Esperamos que sejam realizados. Curitiba está na rota internacional do gênero. O Nazareth, por exemplo, gravou um álbum ao vivo na capital paranaense e o Iron Maiden também já registrou apresentação na cidade em DVD e CD”, afirma o deputado.
Em São Paulo a leia já está regulamentada e em outros estados, como Espírito Santo, a proposta está no radar.