16 junho, 2020

Final Disaster: Participação em festival online e lançamento de EP acústico

O dia dos namorados foi a data escolhida pela revista Roadie Crew para transmitir a 3ª. edição do Roadie Crew Online Fest. 

Esta edição contou com a participação das bandas Kisser Clan, Viper, NervoChaos, No Life On Earth, Eskröta, Desalmado, Portrait One, Area -55, Final Disaster, Faces Of Death, Bastards, As The Palaces Burn, Dark Tower, Die, Apokrisis e Venomous.

Durante o evento, a banda Final Disaster (com exceção do baterista que se limitou a apresentar o trabalho e não tocou)  performou uma versão inédita e nada previsível da música Dark Delight, transformando uma faixa originalmente Heavy em uma bela versão acústica. 

Com este trabalho a Final Disaster anunciou que em breve será lançado o EP digital em formato acústico chamado "Unplugged (From The Rest of the World)" nas plataformas da banda.

Final Disaster

Conversamos com os vocalistas Kito Vallim e Deborah Moraes para descobrir maiores detalhes sobre o EP e como foi a experiência de participar no evento.

Como foi participar de um evento do porte do 'Roadie Crew Online Festival' junto a bandas tão importantes do cenário nacional?

Kito: Foi sensacional! Desde que pintou o convite, fiquei muito ansioso para ver o resultado final e figurar ao lado de tantos expoentes é um mais um sonho realizado!

Deborah: Foi uma experiência muito gratificante e me senti muito feliz de estar ao lado de tantos artistas excelentes, além de representar a mulherada do cenário nacional nessa edição, junto às meninas do Eskröta

Na tua opinião como musicista e também como fã, o que você acha deste tipo de evento virtual que tem se tornado mais frequente devido a quarentena?

Deborah: Uma vez que estamos sem a possibilidade de frequentar eventos presencialmente esse tipo de evento tem sido uma oportunidade excelente não só de apresentar nosso trabalho e conhecer novas bandas, mas de curtir e trocar ideias com os amigos mesmo a distância. Isso nos aproxima e nos faz ter ânimo pra continuar. 

Kito: Confesso que estou com saudades do palco e de frequentar shows, mas a adrenalina do evento me foi muito semelhante a um show "físico" então vejo essa solução como algo muito bacana! Os artistas são, por definição, aglomeradores (sic) de pessoas, então, para o bem de todos nós, eventos presenciais vão ficar um bom tempo sem ocorrer, mesmo e eventos online como o apresentado pela Roadie Crew parece ser um excelente caminho! Como fã, venho acompanhando esses eventos e realmente serve como uma válvula de escape, não só no meio do metal, e acho que o resultado tem sido muito melhor do que eu esperaria se tivesse me falado, no começo do ano, que os shows seriam assim no meio do ano (risos).

Como foi pra vocês a experiência de gravar esta versão acústica de Dark Delight durante a quarentena, estando isolados do resto da banda e tudo mais?

Deborah: Foi desafiador, mas bem legal. Precisei aprender muito sobre gravação, os meninos foram me ajudando e no final deu tudo certo :)

Kito: Como a Deborah falou, foi desafiador. Montar, às pressas, uma estrutura que não tínhamos, nos aprofundar em temas mais técnicos de gravação, enfim, nos adaptar, foi um desafio grande. Mas também musicalmente foi um desafio interessante, afinal, a música é muito agressiva, e o resultado ficou muito interessante, estou muito orgulhoso do que atingimos coletivamente. E, detalhe: sem nos encontrar pessoalmente nenhuma vez!

Vocês sabiam que quem iria apresentar a Final Disaster no festival seria Alírio Neto? Qual foi a reação quando souberam?

Kito: Ainda estou um pouco em choque. Um cara com a bagagem que ele tem, com toda a capacidade que ele já provou que tem, falar aquelas coisas sobre nós? Não esperava e fiquei emocionado com a reação. Ainda me dá arrepios quando eu lembro! Vou guardar na memória pra sempre!

Deborah: Não sabia e fiquei absurdamente emocionada e grata. O Alírio é um dos meus cantores favoritos e na hora que vi ele nos anunciando fiquei sem palavras.

Em relação ao EP acústico Unplugged (From The Rest of the World) que vocês anunciaram como sendo lançado em breve no evento, já haviam planos antigos de fazer um trabalho neste formato ou a quarentena teve a ver com a escolha?

Deborah: Nós já tínhamos a ideia de lançar algumas versões acústicas, mas a quarentena sem dúvida nos influenciou a gravar mais trabalhos desse tipo e lançar esse EP.

Kito: Sempre conversamos sobre fazer alguma coisa mais acústica. Ou versões, ou algo inédito, mas sempre foi um campo que pensávamos em explorar. A quarentena nos trouxe diversos desafios, mas também oportunidades e o EP Unplugged (From The Rest Of The World) é o resultado de tudo isso.  Foi musicalmente muito interessante revisitar momentos da nossa discografia com nossa visão de música atual e espero que todos curtam! Também teremos uma música inédita que vai ser uma homenagem a alguém muito especial para todos nós!
Queria convidar todo mundo a nos acompanhar no youtube, pois agora vamos mostrar vídeos dessas músicas toda semana, e estou ansioso para ver a reação do pessoal!

Lyric video de Dark Delight - versão original:



Siga Final Disaster nas redes sociais: