08 agosto, 2020

Resenha: From The Rest Of The World (Unplugged) EP - Final Disaster (2020)

Ontem 07 de Agosto, a banda Final Disaster lançou seu tão esperando EP acústico Unplugged (From The Rest of The World). Segundo a própria banda, a ideia de gravar e lançar este EP surgiu durante a quarentena, como uma forma de lidar com o confinamento e o cancelamento da agenda da banda neste período devido a pandemia. 
Arte por Fabiula Santos com co-criação de Kito Vallim e Deborah Moraes 


Este EP, como todos os trabalhos da banda, é lançado de forma independente. O trabalho contou com a produção de Raphael Gazal e foi gravado pelos integrantes da banda respeitando o isolamento. 

O primeiro track do EP é a versão acústica da já conhecida Another Victim. Esta releitura da versão full band resulta muito interessante, principalmente o refrão já que a banda optou por baixar um pouco o tom da melodia vocal o que cria um clima bem diferente da versão original. 

A música seguinte é Dark Delight, que resulta surpreendente para quem está familiarizado com a versão full band. A versão original tem uma pegada bem forte, sendo talvez uma das músicas mais pesadas da banda. Na versão acústica a música ganha agora caráter de historia de terror para tocar/cantar em volta da fogueira. 

Finis Homini é o terceiro track do trabalho. Ouvindo a versão original da música fica difícil imaginar uma versão acústica, mas Final Disaster conseguiu novamente fazer uma ótima adaptação. Os pontos altos da música na minha opinião são o trecho em português que faz parte da letra e a melodia de voz feminina no refrão da música -mantido da versão original- que fica grudada na cabeça. 

O track que encerra o trabalho é By the Moonlight, música inédita da banda, escrita em homenagem ao mestre André Matos. Esta música, que por momentos tem uma pegada Black Sabbath mas também procura representar o estilo do próprio André, reflete a angustia dos integrantes da banda como fãs e musicistas inspirados pelo Mestre ao começar a entender a perda que sua morte representa. 

Ao longo do EP, Final Disaster conseguiu manter seu estilo e caraterísticas únicas e sua atmosfera de filme de terror mesmo em versões acústicas, demostrando criatividade e versatilidade. 

O EP se encontra disponível na íntegra no Spotify e outras plataformas de streaming da banda.

Confiram o webclip de Another Victim:



TRACKLIST 

01) Another Victim (Acoustic) 
02) Dark Delight (Acoustic)
03) Finis Hominis (Acoustic) 
04) By The Moonlight (In Memoriam) 

FORMAÇÃO 

Kito Vallim - voz, teclados e programação 
Deborah Moraes - voz 
Rodrigo Alves - guitarra 
Felipe Kbça - baixo 
Bruno Garcia - bateria