22 agosto, 2020

Topfive: cinco bandas para ouvir neste final de semana #162

Estamos conseguindo atravessar o mês de agosto, também conhecido como 8º nível de 2020, sem muitas dificuldades. Então, para comemorar, tanto este feito quando saudar o clima gélido que se forma na região cuja qual fica a sede do grupo O SubSolo, lhes trouxe obras para compor a trilha sonora de tais eventos.

Informo de antemão que a lista de hoje está com peso e qualidade inquestionáveis!

Apreciem sem moderação.



 01) Carolina IV - Metal Sinfônico - Jaú/SP

Senhoras e senhores, o uso sapiente de escala menor harmônica é o que distingue os homens dos meninos. Brincadeiras à parte e com todo respeito a todas as bandas, este que vos escreve tem um apreço musical diversificado, abrangendo vários gêneros. Contudo, é difícil ficar indiferente quando encontramos um banda como Carolina IV, pois apesar de existirem várias bandas do gênero, proporcionalmente são poucas e precisam ser "garimpadas". O que encontramos aqui, é um material de excelente qualidade que conta com vocais líricos (fem) e guturais (masc), uma sintonia muito funcional entre a guitarra e o baixo, bateria marcante e presente com a adição de teclados e pianos que dão o toque místico da coisa.



02) Tritura - Thrash Metal - Curitiba/PR

Você gosta de groove? E de pedrada na orelha? E de Metal sem frescura? Se a resposta para pelo menos uma dessas perguntas for "sim" devo lhe informar que você precisa conhecer a banda Tritura, que, apesar de parecer contraditório falar em groove e metal sem frescura na mesma frase, é isso que acontece com seu som que, desde 2003 vem evoluindo e ganhando novas formas. Mesmo com os itens citados, além de breakdowns e harmônicos de guitarra inclusive consonando com os vocais, ora limpos, ora guturais. Suas letras passam mensagens diretas e objetivas sobre a sociedade como um todo, permeando comportamento, política e religião entre outros.



03) Shaytan - Black Metal - Mogi das Cruzes/SP

O nome da banda já entrega o estilo, não é mesmo? O bom e velho Black Metal rápido e violento vive! A música abaixo é também single que apresentou seu EP lançado em 2017 Ancient Shadows, contando com 4 faixas, cujas letras abordam um olhar para o ser humano na sua forma mais vil, bem como uma temática cultural bastante singular da extrema antiguidade da civilização.



04) Gollum - Black Metal - Porto Feliz/SP

Sabe aquelas cavalgadas de guitarra que te fazem estufar o peito e caminhar a passos firmes e pesados? É essa a sensação ao ouvir Gollum. Um som pesado executado pelo duo (isso mesmo) Azaghal na guitarra e Hannibal na bateria e vocal. Destaque para o fato de as letras serem cantadas em português.



05) One Thousand Dead - Thrash Metal - Agudos/SP

"Definir o estilo de uma banda" é sempre muito complicado, e, apesar de Thrash ser a sua linha de base, podemos perceber momentos melódicos com breakdowns e solos muito bem elaborados, dando uma característica bastante peculiar à banda que nesse momento tão delicado e ao mesmo tempo, explícito de nossa sociedade, vem para discutir temas de interesse geral como política, preconceito entre outros. Destaque para a produção independente de seu material fonográfico lançado recentemente.

E com o som de One Thousand Dead (1000 deads para os íntimos), encerramos nosso Topfive com chave de ouro para vocês aproveitarem o final de semana com muito Metal.