18 outubro, 2020

Topfive: cinco bandas para ouvir neste final de semana #170

Graças a pandêmica situação que enfrentamos, as bandas e todos os envolvidos no ramo da produção cultural tiveram que se adaptar ao momento, descobrindo novos desdobramentos e soluções para conseguirem se manter. 




O formato que talvez foi o mais aceito durante essa infinita quarentena, e que provavelmente foi o mais eficaz, foi a realização das lives. Dessa forma, o espectador encontra formas de se entreter durante o isolamento, ao mesmo tempo em que pode ajudar o seu artista ou banda favorita. 

Praticamente todas as bandas da nossa chamada cena adotaram esta prática, desde gigantes como o Sepultura com as suas SEPULQUARTAS até bandas iniciantes como a de quem vos escreve a Sacramentia. Durante este período nós elaboramos as chamadas Lives Of Plague. O nome deriva-se do título do nosso primeiro álbum o Prophecies Of Plague, que inclusive, tem uma bela resenha aqui no site escrita pelo grande Sol Portela

Cada edição dessa nossa série de lives, trazia uma conversa com bandas e pessoas ligadas ao underground em um papo totalmente desprovido de pautas, buscando a troca de experiências e maior aproximação com esse nosso tão abrangente cenário musical. 

Por neste, Topfive trago algumas das bandas que tivemos o maior prazer em interagir durante nossas lives. Espero que curtam e se possível apoiem-nas. 


01) Beyond Chaos – Death Metal - Osasco/SP 

Essa one man band dispensa comentários, até porque aqui no site já a apresentei na coluna Conheça e também tive o prazer em resenhar o último trabalho lançado. O Beyond Chaos traz um Death Metal brutal, mas que não se intimida ao acrescentar pitadas de melodia e uma técnica mais apurada em suas composições. Só este ano o mentor por trás do projeto Thiago Alboneti trouxe à tona dois grandes trabalhos para a sua cria, o Home Sweet Prison e o Memories From Last December. Para demonstrar mais da combinação de elementos que apontei anteriormente, indico a faixa título do mais recente trabalho lançado. Enjoy! 




02) Mass Of Souls – Doom Metal – Nossa Senhora do Socorro/SE 

Formada em 2016, essa horda é integrada pelo guitarrista Binho Carvalho e o baterista Arysson Lima, que se revezam na elaboração dos vocais. A Mass Of Souls e um prato cheio para os amantes de bandas como o Candlemass, Paradise Lost e afins. A sonoridade do duo é densa, pesada, atmosférica e possuí todas as características que uma boa banda do gênero deveria ter. As letras abordam temas que variam entre magia negra, mitologia e o já recorrente satanismo. Agora se você é do tipo que gosta de algo mais conceitual, indico o primeiro EP lançado pelos caras em 2019, o Tales Of A Rebel Soul, que traz uma ótima narrativa sobre uma alma que se recusa a aceitar o seu destino para além deste plano. Abaixo você confere Dark River Of Lost Souls o primeiro single de divulgação deste trabalho. 




03) Daimonos – Death Metal – Natal/RN 

E temos representação feminina também aqui nesta lista. O Daimonos foi formado no ano de 2013 e atualmente conta com Mirella Jambo nos vocais e o guitarrista Lucas Daniel que também é o responsável pelos outros instrumentos presentes no som da dupla. O Daimonos traz influências de bandas como o já citado Sepultura e Cannibal Corpse. Os vocais de Mirella são extremamente potentes e contrastam perfeitamente com a caótica sonoridade elaborada por Lucas. A discografia já caminha a longos passos, com dois EPs lançados, dois álbuns e pelo que indica as redes sociais do grupo, um terceiro trabalho está vindo para 2021. Deixo vocês a seguir com a faixa Deceased do recente EP Fail Yourself, que conta com a participação de Luiz Carlos Louzada vocalista do lendário Vulcano




04) Militia – Metal Industrial – Campinas/SP (atualmente) 

Se você curte temáticas Sci-Fi totalmente originais e uma sonoridade com fortes influências do bom e velho Rammstein, com certeza o Militia é uma ótima opção para o fim de semana. A banda foi idealizada em 2003 na cidade de Tupã, São Paulo, pelo vocalista e jornalista Randal César. Entretanto, a banda começaria de fato a engrenar com a chegada do multi-instrumentista Michel Victor. Atualmente, o grupo vem trabalhando no lançamento do seu primeiro trabalho intitulado Sangar. Para a arrecadação de fundos para a realização do álbum, uma impecável campanha foi lançada na plataforma Catarse, e conta com diversos benefícios para os apoiadores, como cervejas da própria banda e até mesmo um livro que expande a história que o debut abordará. Abaixo você confere a incrível Subliminar




05) Sulphurian – Atmospheric Doom Metal – Santos/São João da Boa Vista/SP 

E chegamos a quinta posição desta lista com outra banda, que além de já ter apresentado na coluna Conheça, tive o prazer de iniciar meus trabalhos como designer gráfico voltado para o ramo musical. A Sulphurian é formada pelo guitarrista Ricardo Di Sevo e o vocalista Gnar Gjenfødt , ambos de cidades diferentes e que se utilizam da tecnologia para realizar toda a parte de comunicação e composição do projeto. A sonoridade da banda possuí fortes influências de grupos como Draconian e Moonspell. O duo atualmente, prepara o lançamento de seu primeiro EP o Preludium: Tempus Fugit, que contará com quatro faixas inéditas e está previsto para o dia 02 de Novembro no canal oficial da Sulphurian no Youtube. E abaixo você confere a primeira faixa divulgada, intitulada I Belong Nowhere