14 novembro, 2020

Topfive: cinco bandas para ouvir neste final de semana #174 (Caio Indica)

 Por Caio César (Caio Indica)


Agradeço a'O SubSolo pelo convite. Mais um fim de semana chega e, com ele, novos sons para os headbangers poderem desfrutar. Como alguém que ama, valoriza e divulga os feitos do rock e metal nacionais, indico aqui os trabalhos de cinco grandes bandas brasileiras, com altíssima qualidade de composição, produção, cantoria e instrumentalidade.



01) Lifeforce – Progressive Metal/Power Metal – Vila Velha/ES


A banda foi fundada em 2003 pelo então guitarrista Alexandre Lopes (atualmente baixista) e o baterista Eric Carvalho, tocando inicialmente covers, mas logo em seguida passaram a trabalhar em composições autorais. O primeiro álbum, autointitulado, veio em 2006, recebendo críticas positivas. Após um período de hiato, a banda retorna com uma nova formação e se encontra em processo de finalização do segundo trabalho de estúdio, Apokalipsis. Recentemente o Lifeforce anunciou uma mudança nos vocais, com Heron Ribeiro (The Devils, AshBürn) assumindo o posto.





02) Citadelas – Electronic Rock– Rio de Janeiro/RJ


Idealizada por Flavia de Marco (voz, baixo) e Glauco Primo (voz, guitarra), músicos experientes da cena carioca, o Citadelas une elementos eletrônicos ao rock, além de composições totalmente em português. Três singles e um EP, chamado Geometria Sagrada, foram revelados.

O duo virou, recentemente, um trio, com a chegada do competente baterista paulista Caio Gaona.





03) Santo Graal – Symphonic Metal – São Paulo/SP


Originada em Belém/PA e atualmente baseada na capital paulista, o sexteto Santo Graal apresenta um Symphonic Metal de altíssimo nível. O que me chamou positivamente à atenção no grupo foi a presença de uma violoncelista, que executa com maestria um instrumento complexo e fascinante ao mesmo tempo. Só em 2020, cinco singles foram disponibilizados pela banda e um sexto está em fase final de produção. Na expectativa por mais um grande trabalho.




04) Hawake – Hard Rock/Heavy Metal/Progressive Metal – Manaus/AM


Do norte do Brasil surge um grupo com ótimas composições e canções. Hawake une elementos do Progressive e Heavy Metal com uma pitada de hard rock, proporcionando um som único. Desde 2006 em plena atividade e abrindo shows de grandes nomes do metal brasileiro,  lançaram em 2018 o seu primeiro trabalho de estúdio, Duality of the Universe, produzido no Estúdio Fusão de Thiago Bianchi. O resultado? Deixo que vocês confiram abaixo:





05) Vennecy – Hard Rock – Macapá/AP


Também originária do norte do país, mais precisamente da capital dividida entre dois hemisférios, Vennecy tornou-se bastante conhecida na cena local por desempenhar belos tributos à grandes bandas do rock mundial. Tendo os vocais de Hanna Paulino, terceira colocada no concurso Quarentena King da metal opera SoulSpell, o grupo deu início ao seu primeiro registro próprio, fazendo nascer a incrível Ego. Se neste trabalho já mostraram alta técnica, imagina nos que virão pela frente. Desfrutem.