19 novembro, 2020

Topfive: mulheres no underground #10

O topfive já é algo fantástico, tendo a temática de apresentar só bandas com mulheres, é ainda melhor. 2020 foi com certeza o ano que conheci mais bandas com integrantes mulheres, isso pelo fato de que a mulherada da cena está cada vez mais unida com esse proposito, enquanto aos homens ainda tem muito ego interrompendo essa evolução.



Vou utilizar deste espaço para falar sobre cinco bandas que conheci este ano e claro, todas elas com alguma integrante mulher. Confira as indicações:


01) Eve Desire - Symphonic/Power Metal - São Paulo/SP


Formada em 2012 pelo casal Arya e Wagner Cappia, porém apenas em 2013 resolveram investir no som autoral lançando a demo Vitruvia de forma independente. Seu debut começou a ser gravado em 2014 com Thiago Bianchi, porém interrompido devido a primeira gravidez de Arya, voltando em 2015 finalizando o mesmo. Entre diversas histórias ao longo dos anos, o importante é que Eve Desire se mantém de pé e fazendo um som para lá de especial.


02) Urantia - Heavy/Power Metal - Petrópolis/RJ


Formada em terras cariocas, mais precisamente na cidade de Petrópolis, Urantia  que conta com Raiza Silva nos vocais, carrega influências de Shaman, Judas Priest e Versailles. Suas composições abordam temas filosóficos e misticismo, sempre questionando o pensamento humano através de boas estórias e referências a fatos históricos. Em sua sonoridade mescla também elementos barroco e música regional brasileira.


03) No One Spoke - Heavy Metal - Florianópolis/SC


No One Spoke é uma banda catarinense que surgiu como um meteoro no cenário. Chama a atenção pela formação de excelentes músicos, tendo na composição da banda Carla Domingues nos vocais e Iva Giracca no violino. No dia das mulheres deste ano, a banda lançou um videoclipe de uma faixa intitulada Milonga de Las Reinas, tendo destaque na participação de várias mulheres no clipe. A banda promete vir em 2021 com seu primeiro disco.


04) Lia Kapp - Rock/Metal - Curitiba/PR


Lia Kapp deveria ser sinônimo de persistência e dedicação. Mesmo tendo perdido sua banda, por motivos que não vale destacar aqui, ela continuou firme e lançou até full álbum tocando todos os instrumentos. Uma das músicas dela que mais destaca, é Prelude que teve o vídeo sendo transmitido em sua participação no festival do LVNA II. Suas características são a obscuridade, densidade extrema e a arte atmosfericamente dark.


05) Able to Return - Metal - Santarém/PA


Formada em 2018 em Santarém do Pará, Able to Return é uma banda de Metal que conta com Caroline Pilleti nos vocais. O seu single de estreia Before foi lançado em 2019, tendo o seu novo single lançado em março deste ano, intitulado Gates of Madness está disponível em todas redes de streaming. A banda promete vir em 2021 como uma das maiores promessas do cenário, visto que em 2020 foi um ano de grande evolução da banda.